" Escovação "



"ESCOVAÇÃO"

Diariamente é necessária uma pequena e superficial escovação para que seu Shih tzu fique sempre com os pelos soltinhos e arejados. Essa escovação também ajuda a retirar os pelos mortos, arejar a pele e manter a pelagem sem nós. Também serve para que você poder fazer uma pequena inspeção atrás de picadinhas, pequenas lesões ou parasitas oportunistas.

Uma vez por semana, uma escovação mais detalhada se faz necessário

A escovação regular também auxiliar a reforçar os laços entre o dono e o cão.
Material e local

Existem vários pentes e escovas nos pet shops e agropecuárias. Dê preferência a escovas de cerdas longas e sem bolinhas nas pontas das cerdas. Pode-se utilizar também pentes rígidos desde que não tenham bolinhas nas pontas das cerdas.

Pode-se utilizar como local uma mesa, onde suas costas ficarão mais agradecidas. Existem mesas próprias para essa atividade. Alguns grandes Pet Shops ou agropecuarias possuem para venda. Mas se você não dispor de uma, pode utilizar uma outra mesa, desde que seja firme ou até mesmo chão.
Escovação Rápida

A escovação rápida consiste apenas em passar a escova em toda a extensão dos pelos procurando desfazer pelos enredados e retirar pequenos objetos que possam ter grudado nos pelos durante um passeio ou brincadeiras e possam contribuir para os nós aparecerem.

Pode ser feita com o cão deitado ou em pé. Não é necessário deita-lo para essa atividade.
Escovação Detalhada

A escovação detalhada deverá ser feita pelo menos uma vez por semana. Deve-se abrir os pelos do cão em camadas ou mechas e escovar cada uma delas, da raiz até a ponta.

Pode-se utilizar cremes rinses ou hidratantes sem enxague que podem ser utilizados para esse fim. Ao final pode-se utilizar um truque: passar a prancha(aquela de cabelo, sabe?) em uma temperatura baixa para que os pelos fiquem bem lisos. Ou pode-se passar o secador de cabelo para deixar os pelos mais armados e secar o excesso do produto utilizado.

Para a escovação é necessário que o cão fique deitado de lado ou de bruços. Se acostumar o seu cãozinho desde pequeno, ele vai ficar quietinho e até adorar o carinho.

Se o ambiente onde seu Shih tzu viva ou frequente for limpo, essa escovação pode espassar o banho em até 3 semanas. Claro que você deve observar se seu Shih tzu continua cheiroso e os pelos brilhantes e limpos.
Unhas, ouvidos, olhos e boca

Os olhos, ouvidos, boca e unhas de seu Shih tzu requerem um cuidado especial para que seu Shih Tzu fique sempre bonito, limpo e saudável.

Diariamente os olhos e os pelos ao redor da boca devem se limpos. Existem nos pet shops e agropecuárias produtos especiais para limpeza da área dos olhos que podem ser usados. Mas se desejar uma receita caseira: faça um chá de camomila utilizando um sashe, embeba em um algodão e use para limpar a área dos olhos. Ajuda a clarear as manchas de lagrimas.

Para limpar os pelos da boca podem ser utilizados lenços umedecidos de bebe ou próprios para cachorro que também são encontrados em Pet Shops e Agropecuárias.

Esses lenços também podem ser utilizados para limpar os pelos ao redor do ânus para evitar cheiro de xixi e fezes.

Semanalmente inspecione os ouvidos e as unhas de seu cão.

As unhas devem ser cortadas se estiverem muito compridas, para evitar que os pés sofram deformações. Existem nos Pet Shops e agropecuárias, cortadores de unhas próprios para essa atividade. Dica: apenas corte a parte branca da unha para evitar sangramentos ao atingir a veia da unha. Se não se sentir apto para realizar essa atividade, os Pet Shops oferecem esse serviço juntamente com o banho.

Os ouvidos devem ser inspecionados também a procura de otites e inflamações. Pois como as orelhas são pendentes, se cria assim um ambiente abafado e próprio para proliferação de fungos e bactérias. E se estiverem sujos, devem ser limpos utilizando-se para isso, produtos próprios encontrados em Pets e Agropecuárias. O cerúmen (secreção própria do ouvido dos cães) deve estar sempre de cor clara(um tom de bege bem claro) e sem cheiro. Caso o ouvido estiver com muito cerúmen ou esse estiver em uma coloração mais escura em coloração marrom, deve se procurar um veterinário para tratamento. Pois esse é um sinal de algum problema no ouvido.

— em Canil Bella Vettri