Um Património A Preservar



 

“…robusto, de natural vivacidade, resistente à fadiga, calmo no caçar e meiguiceiro em demasia…”

 

Com raízes nos cães de busca ibéricos, o nosso perdigueiro é uma das raças mais antigas do Mundo, com características morfológicas e funcionais idênticas às actuais pelo menos há 1.000 anos. É actualmente o único representante reconhecido pela FCI do antigo perdigueiro ibérico de pêlo curto. Ao longo dos séculos foi criado nos canis reais, da nobreza e do clero e utilizado na busca de caça ferida em montarias, na caça de altanaria e na caça com rede a lanço. Com a utilização das armas de fogo na caça, passou a ser usado como cão de parar e de cobro.

O Perdigueiro Português é um cão de tamanho médio (48-60 cm), robusto, bem proporcionado e de estrutura sólida, com grande elasticidade de movimentos.

A cabeça tem linhas crânio-faciais convergentes, proporcionada de tamanho em relação ao corpo, dando a impressão de quadrada quando vista de frente, com o stop bem marcado. É a cabeça que confere o tipicismo à raça uma vez que constitui o elemento distintivo comparativamente às restantes raças continentais de cães de parar (cães que têm como única função a indicação da peça para que o caçador a capture). As orelhas são triangulares, planas e de inserção alta, pendentes e de comprimento médio, com o vértice arredondado.

De expressão viva e inteligente, tem olhos horizontais, grandes e ovais com tendência para arredondados, de preferência escuros e com mucosas bem pigmentadas.

O seu pêlo é curto, forte, pouco macio e denso, de cor amarela nas três variedades: clara, comum e escura. Unicolores ou com malhas brancas na fronte, pescoço, peito e membros.

Porque é muito meigo e afectivo, de fácil ensino, inteligente e com hábitos de higiene, para além de ter o pêlo curto que não suja o interior da habitação, foi sempre um cão ligado ao convívio do lar, mas cada vez mais é o preferido (tanto em Portugal como no estrangeiro) como cão de companhia e das raças mais seguras para o convívio com crianças.