Troca Dentição Nos Filhotes



Cães também têm dentes de leite que compõem a dentição decídua. Estes dentes, assim como os dos seres humanos, sofrem o que chamamos de esfoliação (quando o dente cai), que promove a troca dos dentes pela dentição permanente. Isto acontece entre os 3 e 7 meses de idade nos cães. No entanto, se os permanentes começarem a erupcionar (nascer) sem que os de leite tenham caído, é necessário realizar a extração dos decíduos, para evitar problemas posteriores. Esse problema é muito comum em cães de pequeno porte.

Leve-o ao veterinário especializado em odontologia, e mantenha uma rotina de levar seu filhote ao menos uma vez ao ano para uma avaliação odontológica.


Lembre-se que a escovação dos dentinhos (sempre usando escova e creme dental próprio para animais). Os cuidados com higiene oral é  necessária desde filhotinho, essa rotina deve ser iniciada a partir do 4° ou 5° mes de vida do filhote, pois assim pode-se evitar mal hálito, e auxilia na diminuição e controle do tártaro, o ideal também seria oferecer ossos naturais, mas causam lesões, substitua por ossinhos artificiais e ofereça biscoitinhos para filhotes.

A escovação inicialmente ele pode não aceitar, mas seja insistente e não desista, depois da escovação, ofereça um ossinho ou um biscoitinho como forma de recompensa, ou até mesmo um passeio.