Treino



É simples treinar um cão quando sabemos como pensa, como intrepreta o seu tom de voz, a sua linguagem corporal e o seu uso de recompensas e disciplina. Se a sua atitude for inconsistente, criará problemas difíceis de resolver. Passe o tempo a aprender a lidar com o seu cão, qualquer cão pode ser treinado mas, quanto mais novo for, mais fácil será.

O treino deve começar mal leve o cachorro para sua casa. Brinque com o seu cão depois de uma sessão de treino para que ele associe aprendizagem à diversão.

Os cães precisam de conhecer as regras, o que é permitido e o que não é. A firmeza é vital. Tente recompensar o seu cachorro mal ele tente fazer algo acertado. Uma recompensa dada tardiamente pode ser mal compreendida. Assim como uma repreensão dada tardiamente nunca será entendida na sua raiz pelo seu cachorro.

Há uma diversa variedade de formas de disciplina que pode usar para ajudar o seu cão a aprender o que é aceitável e o que não é. No entanto estas nunca devem ser usadas para se vingar de um mau comportamento. NÂO é uma palavra forte e deve de ser usada correctamente, nunca a murmure nem susurre, diga-a sempre num tom forte e firme para que o cachorro entenda que o está a repreender.

A maior parte dos cães aprende depressa a sentar, pois quer sempre agradar ao dono. Treine o seu cão quando ambos estiverem atentos. Começe lentamente, uma lição de dois ou três minutos é a ideal para um cachorro. Os cães mais velhos têm mais poder de concentração. A altura ideal para treinar o seu cachorro é antes das refeições. Se o seu cão não reage ao treino não se enerve, evite ordens pressistentes e repetitivas, só o confundem ainda mais. Pense no que está a fazer a como o está a fazer. Não tenha medo de pedir ajuda, uma estrutura social forte vai ser a base para uma vida social saudável que durará muitos anos.

 

 

Aos três meses de idade o cão já se desenvolveu o suficiente para aprender com eficácia bastantes ensinamentos. No entanto, com esta tenra idade ele é ainda um cachorrinho num ambiente desconhecido. O treinador deverá ter está ideia sempre presente durante os períodos de treino. Antes de iniciar os treinos o cão deve estar já completamente à vontade na sua nova casa e com as pessoas que nela coabitam. Nunca force a integração. À medida que o cão vai crescendo leve-o à rua, ponha-lhe uma coleira macia e leve mas leve-o ao colo. Deste modo ele começa a ambientar-se com o ruidoso mundo exterior.
Antes de avançar para o treino terá de adquirir uma coleira e uma trela. Estas podem ser de variadas formas e tamanhos devendo escolher aquela que simultaneamente fique mais harmoniosa com o seu cão e que permita controlá-lo de forma eficaz. Durante o treino verifique sempre que o seu cão demonstra alegria nesta prática. Faça do treino uma festa para si e para o seu cão mantendo sempre uma voz firme e felicitando-o sempre que faça progressos na aprendizagem. De seguida descrevemos alguns comandos básicos que após estarem devidamente percebidos pelo seu cão, poderão ajudar no treino de acções mais complexas se assim o desejar. Ensine uma coisa de cada vez e apenas avance no treino depois de ter a certeza que o cão aprendeu correctamente. Deste modo obterá no final uma aprendizagem sustentada e que potência novas aprendizagens.

Mais em www.valeteg.web.officelive.com