Treinamento: Xixi E Coco.



Assim que se abrem seus olhinhos e começa a explorar o ambiente ao redor, tomamos o cuidado de “apresentar” seu filhotinho ao jornal, ou seja, destinamos a ele uma área próxima ao seu bercinho, forrada com folhas de jornal, onde ele, por instinto, percebe que o local é absorvente e passa a fazer suas necessidades ali.

É natural que na nova casa, com novo ambiente, novas vozes, novos cheiros, novos sons etc., ele perderá seu referencial e poderá fazer seu xixi ou coco bem no meio da sala (oh céus), mas isso não é motivo de desespero! Seguindo diligentemente os passos abaixo, ele reaprenderá a fazer suas necessidades no lugar certo:

- Primeiramente eleja um local da casa onde será seu “banheirinho”. Esse local não pode ser muito distante de onde ele permanece durante o dia, porém pelo menos a 1 metro de distância de seu comedouro e bebedouro. Dedique especial atenção a esse item, já que a eficácia deste treinamento diminui na mesma proporção que aumenta a quantidade de vezes em que o local é alterado.

- Forre essa área com duas folhas de jornal. Descarte as folhas coloridas e as menos absorventes.

- Assim que ele fizer seus primeiros xixi ou coco, umedeça outra folha de jornal com uma amostra desse material e a intercale entre as duas folhas que já estão no local correto.

- Limpe imediatamente o local errado com algum produto eficaz para tirar o cheiro, do tipo removedor, vinagre, água sanitária ou óleo essencial a base de eucalipto ou citronela.

- Nas próximas necessidades, que geralmente ocorre após as refeições (fique atento porque é quase imediato), ele denunciará essa vontade através de seu comportamento, porque passará a andar em círculos, como que procurando o melhor local. Conduza-o então gentil e suavemente para o local correto e acompanhe para ter a certeza de que ele percebeu que é ali. Nesta fase poderá ser útil o auxílio de um cercadinho.

- À medida que for limpando seu banheirinho, mantenha sempre deixe uma folha usada no local, para que ele continue mantendo seu referencial.

- Jamais o ameace ou bata com folhas de jornal (enroladas ou dobradas) porque passará a temer o contato com esse material.

- Importante premiá-lo por uma ação correta, porém esse ato tem que ser dentro dos 2 segundos subsequentes à ação. Quanto mais tempo se passar, menos ele entenderá o motivo da premiação.

- Siga repetindo os passos acima até se certificar de que ele já sabe onde é seu banheirinho.