Tratamento Para A Ceratoconjuntivite



O tratamento consiste em utilização de colírios que estimulam a produção lacrimal (Ciclosporina A, Tacrolimus, Pimecrolimus) e substitutos da lágrima. No início do tratamento é necessário associar colírios anti-inflamatórios e antibióticos. Em média são necessários mais de 30 dias de tratamento para começar o estímulo na glândula lacrimal. Este tratamento deve ser realizado por um médico veterinário oftalmologista, para que seja realizada a escolha correta do antibiótico, do anti-inflamatório e da concentração do colírio estimulante da lágrima.

Casos mais graves que não respondem ao tratamento clínico podem ser tratados cirurgicamente. A transposição do ducto parotídeo é uma cirurgia que consiste em "desviar" um ducto salivar. Assim a saliva vai para o olho para substituir a lágrima. Mas geralmente ocorrem muitas complicações, sendo realizada em último caso.

É importante alertar que a ceratoconjuntivite seca não tem cura, mas sim controle. Mesmo que melhore muito basta parar com os estimulantes lacrimais para que todos os sinais voltem a aparecer, ou seja, o paciente necessita de tratamento para o resto da vida.

(STADES et al., 1999; MOORE, 1999; GELATT, 2003; SLATTER, 2005).