Tosa Ou Trimming E Função



 

Alguém, já parou para pensar os verdadeiros motivos pelos quais tosamos nossos animais? Já observaram também, o quão diferentes as raças caninas são? As duas perguntas têm a mesma resposta: função. Qualquer coisa que existe é criada ou inventada em detrimento de uma necessidade. Dessa forma, invenções simples como um saca-rolha e até mesmo as mais complexas como o computador surgiram para facilitar nosso cotidiano.

 

Cada raça canina existente foi criada e melhorada pelo homem de acordo com seu desejo de caçar, pastorear rebanhos, deter uma companhia ou possuir um guardião para sua casa, citando alguns exemplos. Dentro destas e de inumeráveis funções que pode ter um cão, há uma série de subdivisões ou grupos. Por isso tantos cães de caça, pastoreio, companhia e guarda distintos! O papel do criador é realizar melhorias genéticas e comportamentais dentro do que o padrão da sua raça exige.

 

Como se pode notar há cães com diversos tipos de pelagens e até mesmo sem pelagem alguma! Mas em grande parte o tipo, volume e comprimento da pelagem se dão por razões como proteção e novamente a função. Além da função, as variações climáticas e geográficas muito contribuíram para o surgimento das diversas raças de cães. Cada biótipo corresponde a uma região específica do globo. Aqui trataremos especificamente dos cães com pelagem longa, já que o objetivo é traçar o motivo pelo qual tosamos nossos amigos!

 

Hoje em dia, onde os cães praticamente não realizam mais as suas funções originais, podemos dizer que os mesmos vão a uma Pet Shop ter seu pelo aparado ou mesmo raspado por razões de saúde e estética. Claro que não deixamos de ter razão ao fazer isso! Mas nos primórdios, era a função daquele animal que ditava onde e como sua pelagem deveria ser aparada ou completamente retirada. Até hoje nas exposições caninas se vêem cães feitos como antigamente respeitando-se ao máximo seu padrão, ou seja, seu Trimming, termo usado pelos profissionais de exposições de cães para mencionar tosa, é justificado pela sua função original.

 

Muita gente deve achar a maior frescura os pompons do Poodle, ou a longa “saia” do Cocker Spaniel Americano. Mas basta aprofundar-se mais na história destas raças para entender o porque.  O Poodle é um caçador de aves aquáticas e por isso tem seu corpo raspado em algumas áreas para facilitar o nado. Os pompons se localizam nas articulações como isolante térmico e proteção. O Cocker Spaniel Americano foi desenvolvido para caçarem áreas pantanosas, por isso são mais altos de perna e a longa e vasta pelagem serve para protegê-las, dos galhos, espinhos e ramagens. O pelo é retirado decima do corpo e da parte interna dos ouvidos para que suas orelhas tombadas ouçam melhor os comandos do caçador. O Schanuzer, o Fox Terrier bem como a maioria dos Terriers, parecem estar usando barba. Como são caçadores de animais rasteiros e ariscos que geralmente vivem em tocas utilizam seus pelos para proteger a cara de prováveis mordidas e arranhões. Sua pelagem deve ser dura em todo o corpo também como proteção de suas presas. Na maioria das raças deve-se retirar o pelo das almofadas plantares para evitar que o cão derrape e sinta muito calor. Os cães transpiram pela língua e entre os dedos. Causando maior aderência ao solo, evitamos acidentes e permitimos ao próprio animal se refrescar deslocando-se pelo ambiente e lambendo os pés.

 

Nas Pet Shops brasileiras usa-se muito a “tosa total” ou a ”tosa higiénica”. Ambas também desenvolvidas devido à necessidade. Nosso clima é extremamente quente e os cães sofrem muito com o calor. A maioria dos animais de pequeno porte vive em apartamentos e com certeza o trabalho do dono deve ser facilitado. Com o dinamismo do mercado, mingúem mais tem tempo nem estrutura para ficar horas escovando seu cão ou secando o mesmo em casa após o banho. Quanto menos pelo, mais fácil. Quando o clima refrescar, novamente deixa-se a pelagem crescer para proteger o animal do frio.

 

As razões originais modificam-se, mas não em sua essência principal, tudo acontece quando surge uma demanda. Temos apenas que nos adaptar e ser adaptados e aos cães, cabe o mesmo.

 

 

 Joanna Avelar Estanislau de Assis

Criadora, handler, Instrutora deEstética Canina e Consultora Cinófila

Belo Horizonte, 18 de Maio de 2005.