Tosa Em Cães De Pelagem Lisa



Na atual explosão das raças de pelagem longas e lisas, tais como Lhasa Apso, Shih-tzu, Yorkshire, eu considero este, um tema mais que obrigatório, pois esta é uma realidade que é uma das responsáveis pelo grande crescimento dos centros de estética animal.

O pêlo como foi dito anteriormente tem como propriedade, ser isolante térmico, evitando assim que o cão perca calor ou absorva o calor excessivo externo.

Sempre é gerada grande polêmica em nos salões de Banho e Tosa, pois é muito comum os clientes pedirem, as famosas Tosas Bebê ou Tosa Puppie, pois acreditam que seu cão esta passando calor, por estarem sempre com a “lingüinha de fora”. Sim, este ato de expor a língua, tem relação com o calor, Mas de maneira alguma significa que nosso Cão está passando calor.

O que isto significa?

Significa que seu cão quando expõe a língua esta transpirando, ou seja, perdendo calor. Esta é uma das formas, pois o animal também transpira através dos Coxins ou almofadas plantares (vide imagem). Por isso a importância de manter Sempre, Digo sempre mesmo o cão com a Tosa Higiênica em dia. A tosa higiênica é importante para 3 coisas:

  • Manter seu cão higienizado mais tempo
  • Transpiração
  • Estabilidade na hora de se locomover

De quanto em quanto tempo preciso fazer a tosa higiênica?

A variação ocorrera, de acordo com o crescimento do pêlo, (relação raça x indivíduo), recomendo no mínimo uma vez por mês, e no máximo 2 vezes por mês.
Voltando ao bate papo sobre tosa bebê em cães de pelagem longa, a questão é: Tosar ou não Tosar?
Vamos entender o que acontece: Você comprou um cão, por exemplo, da raça Lhasa Apso, e hoje ele já esta com 6 meses e o pêlo esta médio-longo. Mesmo indo 1 vez por semana ao salão, os pêlos dele, sempre acaba embolando.
Não se deixe enganar quando você ver nas ruas, ou em revistas estes cães de pelagem extremamente longos, pois é fruto de muita dedicação, escovações, e bons produtos (hidratações, máscaras de silicone). Além de demandar dedicação, essa manutenção não é nada barata. Devido a facilidade a primeira coisa que você pensará!

Mas o que é uma Tosa Bebê?

È um procedimento realizado com a tesoura, com ajuda de pentes adaptadores ou não, (vide imagem), sendo que o comprimento é sempre a critério do cliente. Não existe uma receita, existe um bom bate papo entre você e o tosador. E para que você seja bem compreendido, imprima fotos na internet, explique bem o que você almeja. Os grandes problemas gerados em Salões de Estética é a falta de comunicação e bom senso da parte do tosador. Não são raros os casos de clientes que levam seus cães em Salões para banho e tosa higiênica, e o cão volta todo raspado!

Dica: Se você é tosador, já existem catálogos de tosas, com mais de 130 imagens para que seu cliente possa optar pela tosa que mais lhe convenha.

Sobre o comprimento

Já que não posso retirar todo o pêlo mesmo no verão, pois assim estarei retirando meu isolante térmico, eu sempre aconselho deixar 3 dedos, ou seja, entre 5-6 cm. Desta forma fica mais fácil manter a pelagem limpa e escovada.
Essas são algumas dicas que são flexíveis, pois a idéia é fazer com que o cão se adapte á sua rotina e facilitando sua manutenção.