Recomendações



Saúde e cuidados específicos:

O Cão da Serra da Estrela é um cão saudável para o porte que apresenta, muito devido à forte selecção natural a que esteve exposto. Contudo existem algumas doenças típicas de animais de porte grande com maior incidência na raça. A displasia é uma delas, sobretudo a da anca, por isso certifique-se de que os progenitores realizaram os despistes correspondentes.
Devido a esta propensão, os donos devem utilizar rações de qualidade, não exercitar demasiado o cão enquanto jovem, evitar a subida de degraus e saltos e mantê-los afastados de pisos escorregadios. 
Tendo duas variedades de pelo, o Cão da Serra da Estrela precisa de cuidados diferenciados. A variedade de pelo comprido necessita de maior manutenção: escovagens diárias para desembaraçar. A variedade de pelo curto exige apenas escovagens semanais.
O banho apenas deve ser dado quando não for evitável, uma vez que a oleosidade protectora da pele é danificada pela água e produtos de limpeza.

Esta raça é muito robusta. A displasia coxo-femural e do cotovelo, comum nesta raça, é uma doença parcialmente hereditária, não congénita. O cão não nasce com displasia, mas factores ambientais, como piso escorregadio, factores alimentares, como a falta ou o excesso de exercício, unidos a uma importante componente genética podem originar um desequilíbrio no desenvolvimento esquelético da anca. Os cães de grande porte têm um crescimento rápido e necessitam de uma alimentação equilibrada, mas deve evitar-se a obesidade, a todo o custo. Convém mesmo controlar o peso regularmente, se necessário no veterinário.

 

Onde viver:

Muito resistentes, esta raça está preparada para enfrentar situações climáticas adversas, tal como é o tempo que se encontra na serra. Por isso, são cães que tanto podem viver no interior como no exterior da casa.

Alimentação:

Como cão de gado, por norma mantido por pastores de poucos recursos, o Serra da Estrela recebia uma alimentação frugal, que ainda assim lhe permitia desempenhar a sua exigente actividade física. Daí advém o facto de, várias gerações depois, a raça requerer, regra geral, menos alimento do que o seu grande porte faria supor. Uma ração de boa qualidade, super-premium, elaborada com ingredientes frescos  e contendo suplementos como sulfatos de condroitina e de glucosamina (protectores das articulações) ou, para quem disponha de mais tempo, uma dieta natural que inclua carne, tripas, órgãos e ossos crus, arroz e legumes cozidos, são as melhores opções. Seja qual for o regime alimentar, deverão ser servidas duas refeições diárias (ou mais, no caso de cachorros), como prevenção dum problema comum, a dilatação e torção do estômago.

​​​

Espaço e exercício:

Espaço amplo, liberdade, exercício físico. A essência do Serra da Estrela está ligada a esses elementos, dos quais precisa para o seu bem-estar e equilíbrio. Embora seja, regra geral, um cão tranquilo, a vida sedentária num apartamento não é para ele, aborrecendo-o e fazendo-o destruir a mobília. Deverá poder usufruir duma ampla área de jardim , pátio ou quinta, a qual deverá estar circunscrita por um muro ou vedação firme, com  pelo menos dois metros de altura, por forma a impedir que ele fuja para patrulhar as imediações (tendência decorrente da sua função original). Independentemente do espaço em que permaneça, deverá poder passear diariamente com o dono durante pelo menos meia-hora, o que estimulará a sua curiosidade e reforçará os laços afectivos entre ambos. As suas necessidades de exercício são moderadas, mas em adulto adaptar-se-á com prazer a actividades desportivas nas quais poderá percorrer vários quilómetros por dia.

Educação:

Como qualquer cão de protecção, o Serra da Estrela tem carácter dominante e deverá ser educado com afecto mas por forma a perceber que os donos lhe são superiores na hierarquia e que tem de confiar neles e nas suas decisões. Não é necessário ensiná-lo a guardar, ele tem esse instinto nato relativamente ao seu espaço e àqueles de quem gosta. É muito importante socializá-lo desde cedo, para que não se torne exageradamente desconfiado nem agressivo. Com uma educação equilibrada, ele será um cão extraordinário, de toda a confiança. A frequência dum bom treino de obediência e de recusa de alimentos dados por estranhos ajudará a controlar mais facilmente a sua teimosia e a evitar que seja envenenado.

Fontes:

https://www.caodaserradaestrela.net/necessidades

http://www.onevetgroup.pt/cuidar/?ContentId=8666