Pug Dicas



Escove seu Pug pelo menos uma vez por semana, para que a pelagem fique sempre bonita. Pugs soltam muito pêlo.

Pugs precisam ter as rugas da face limpas, no mínimo, semanalmente. Muitos criadores usam lencinhos umedecidos de bebês para a limpeza, eu não recomendo. Eu uso soro fisiológico e um paninho ou gaze limpos. No entanto, é importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida, pois haverá risco de proliferação de fungos, bactérias e riscos de assaduras.

Por terem os olhos grandes e saltados, os Pugs precisam de uma atenção um pouco maior. Limpe-os sempre com soro fisiológico, tendo o cuidado de enxugar o excesso com gaze. Caso perceba muita secreção, ou algum machucado leve-o ao veterinário pois infecções mais graves podem até levar à perda da visão. 






No banho converse com ele, falando num tom de voz macio, para que ele entenda que o banho é necessário e que é bom para ele. Ensine-o desde filhote a tomar banho, pois ele irá gostar de banho na fase adulta e facilitará esse momento pra você.
Existem Pugs que não gostam de banho, por isso faça com que o banho não seja um evento tão desagradável.





Coloque tampões de algodão nos ouvidos, para que não entre água. E no final do banho aproveite para fazer a limpeza completa dos ouvidos, que pode ser feita com cotonetes, algodão, uma solução limpadora específica para ouvido encontrada em Pet shops, ou até mesmo soro fisiológico. Muita atenção: a falta de limpeza nesta região é fonte causadora de Otite, conheça melhor esta doença na postagem passada “Fique de olho nas Doenças”

Seguindo estas dicas e levando o seu amigo periodicamente ao veterinário, com certeza ele crescerá e será um belo cão.