Primeiros Cuidados



 

CUIDADOS INICIAIS COM SEU BEBÊ!

Quando filhotes evite ao máximo passeios na rua antes de todas as vacinas serem aplicadas, pois a incidência de doenças é muito comum em cães pequenos e ainda não imunizados por completo. Se for necessário realizar passeios, procure realizar passeios curtos e em áreas de menor movimento. Um complemento vitamínico e um reforço de cálcio normalmente são recomendados pelos veterinários, mas não os dê por conta própria. Procure o veterinário que irá lhe indicar, caso necessite, as doses corretas.

Socialização

Ainda quando pequenos, deve-se iniciar a socialização do cãozinho. Sempre que chegarem visitas deixe-os chegar perto, tocar, fazer carinho no filhote, e após todas as vacinas completadas, passeie com ele para se acostumar com pessoas. O Shih-Tzu adora pessoas e outros animais, logo você não deve ter problemas de socialização com seu cão.

Orelhas

Por possuírem orelhas caídas, os shih tzus acabam tendo uma pré-disposição a otites, ou seja, infecções no ouvido. A melhor forma de prevenir é efetuar uma limpeza frequente e manter os pelos aparados. Nos pet shops existem vários produtos adequados para tal fim. A verificação se está tudo certo pode e deve ser feita pelo dono. Alguns sinais de problemas são cheiro forte, o cão coçando a orelha e/ou sacudindo a cabeça com frequência. Caso seu shih tzu apresente esses comportamentos verifique com o veterinário se está tudo certo.

Olhos

Shih-Tzus possuem olhos muito expostos, logo, ficam muito sujeitos a gentes externos. A melhor forma de manter os olhos sempre saudáveis é, primeiro, evitando o contato com os pelos ao redor, sendo pelo corte dos mesmos ou prendendo-os. Além disso, a limpeza ao redor dos olhos com produtos específicos também contribui para minimizar os riscos de problemas.  

Dentes

Escovação regular dos dentes pode evitar uma série de problemas bucais e seus sintomas, como um cheiro muito forte. Você pode acostumar seu Shih Tzu desde pequeno a ter os dentes escovados. Mas iremos ver uma seção específica para isso. Se seu Shih Tzu estiver com os dentes muito sujos, mau hálito, sangramento na gengiva, procure um veterinário para uma avaliação.

Higiene

Quando você der banho, lembre-se de não deixar cair água na orelha do seu cão, coloque algodão para evitar isso. Evite banho em filhotes antes dos 3 meses de idade, principalmente se estiver frio. No tratamento anti-pulgas tenha cuidados com talcos, shampoos, sabonetes,... Prefira tratamentos de longo prazo, como Frontline, Revolution ou Program, e lembre-se: a pulga vive a maior parte do tempo perto do cão, e não no cão. Deixe seu ambiente sempre limpo.  

 Frio

Embora os shih tzus sejam provenientes de regiões frias, eles não possuem o casaco de pelo denso de raças árticas, mas também não são tão desprotegidos quanto os cães de pelo curto ou liso. Um fator que poderá gerar um desconforto maior é o fato de o focinho ser muito curto. Isso não permite que o ar seja aquecido e pode chegar muito frio aos pulmões. Logo, devido a esses fatores, quando o frio chegar, tenha certeza que haverá um local confortável e aquecido para eles ficarem. A exposição ao frio poderá levá-lo ao desenvolvimento de doenças associadas ao frio, como a tosse dos canis. Caso ele possua problemas osteoarticulares (hérnia, artrose,...), eles poderão ser afetados e causar maior dor e desconforto ao animal. 

Passeios

Shih Tzus possuem uma enorme energia, e ela será gasta, goste o dono ou não. Essa energia poderá ser gasta dentro ou fora de casa. Sugerimos que seja gasta com passeios. Eles adoram passeios. Caminhadas curtas já são suficientes para deixá-los felizes. E se você conseguir manter uma rotina diária, ele se adaptará muito bem. Outra dica é procurar horários não muito quentes no verão e não muito frio no inverno. Assim o passeio será sempre agradável e não gerará nenhum desconforto térmico, seja pelo frio ou calor em excesso. Após o passeio, deixe-o descansar um pouco e ofereça a ração. É um bom momento para ele repor as energias e descansar. Lembrando que a água deve estar sempre disponível.

Alimentação

A melhor opção de alimentação é a ração de boa qualidade e hoje em dia, algumas marcas possuem uma especial para a raça. Comida caseira é uma boa opção quando bem feita e equilibrada conforme as necessidades do cão. Se não, pode gerar problemas de pele e obesidade, além de problemas dentários. Se optar por ela, mantenha a atenção com a dentição redobrada e com os exercícios. Mantenha um prato para comida e uma tigela para água só dele. Habitue seu cão a comer em horas certas, sirva comida e a retire posteriormente, mesmo que ele não tenha comido tudo, impedindo assim que a comida estrague e venha a provocar diarreias ou atraia baratas e formigas.

Suplementos

Além de comida adequada seu cão pode necessitar de suplementos de cálcio, vitaminas, remédio de vermes, vacinas e exercícios regulares. Consulte seu veterinário, ele lhe indicará as doses e o período necessário. Nunca se esqueça das vacinas, pois é a garantia de saúde contra as principais doenças infectocontagiosas.