Pedigree: É Opcional? É Caro?



"PEDIGREE
Na Wikipedia, pedigree é definido como: Pedigree ou gráfico de linhagem é o nome dado ao diagrama genealógico de um animal doméstico ou pessoa. Refere-se também ao certificado de registro genealógico de um animal doméstico de raça pura, emitido por um clube especializado. O certificado de registro genealógico tem por finalidade principal mostrar os ancestrais do animal em questão, tanto da linhagem paterna como materna.

Para nós criadores, o pedigree tem o papel de em primeira análise, identificar no diagrama genealógico os cachorros nascidos em nosso canil, o que confere ao criador a certificação de sua criação, e diante disso, o controle qualitativo e identificação do plantel (plantel são os indivíduos caninos que compõe a criação).

Um criador que emite pedigree de todos os filhotes nascidos em seu plantel zela pelo real controle e seleção da sua criação, pelo menos faz isso de forma física, registrando em um clube especializado, todos os indivíduos nascidos em sua criação.

Não se trata o pedigree de valor agregado ao produto, no caso o filhote; pedigree é documento inerente ao cão; é certificação para o criador; pedigree é a comprovação que o criador não acasala irmãos inteiros, não usa fêmeas fora da idade de reprodução, respeita os prazos de intervalo de reprodução das fêmeas.

E o criador que opta por apresentar seus exemplares em Exposições de Cinofilia, os títulos de campeão nas exposições conquistados são registrados no pedigree, o que realça a qualidade da criação e diferencia dos demais animais de mesma raça e daí sim, se torna valor agregado de genética e morfologia.

Filhotes de pais campeões possuem valor agregado pela seleção rácica que foi realizada na exposição e com isso, o valor agregado do filhote é superior ao filhote de mesma raça, sexo, cor e idade pois seus pais foram selecionados por no mínimo 6 juízes diferentes, ganharam uma menção de melhor de raça e foram avaliados como excelente na comparação do cão avaliado frente ao padrão oficial da raça.

Com isso, meus amigos, a conclusão a qual chegamos é que a diferença entre o criador e o comerciante de filhotes é justamente a questão que o criador faz de emitir pedigree de todos os cachorros nascidos em sua criação, pois é a certeza e a única comprovação que além de aquele filhote ser de raça pura, é fruto de pais devidamente adequados à raça e comprovadamente controlados."

By Marcello Alonso , cinófilo, criador, árbitro de cinofilia para todas as raças, Diretor Nacional de Exposições e Eventos da SOBRACI, Diretor Presidente Núcleo SOBRACI Litoral.

 

Tecendo minhas observações:


Em grande parte do Brasil, senão no total, tornou-se hábito usar-se o "malho de vendas" que endossa a mentira que pedigree é caro e usa-se como forma de falso desconto, oferecendo a opção de não o emitir, documento esse que comprova a linhagem e pureza racial, além do certificar o trabalho do criador e tornar-se prova de propriedade do animal.

Precisamos difundir que o que encarece um cão de raça pura com pedigree, que custa entre R$ 50 a R$ 150,00 (depende da idade e da entidade onde é feito o registro) para o criador associado, não é o documento em si e sim o investimento e o custo para chegar a esse documento.

Cabe às entidades cinófilas e a seus representantes, núcleos, diretoria e colaboradores, orientar e difundir isso constantemente, a fim de esclarecer inclusive o leigo.
A nós, associados, com conhecimento da existência e acesso ao site da SOBRACI, isso é esclarecido há muito tempo.

O "malho de vendas" é muito usado e o leigo não questiona, pois fica no "ouvi falar", no boca a boca. Se for questionado, dever-se-ia esclarecer que o cão com pedigree tem uma diferença de valor do cão de criação doméstica sim, uma vez que o cão com pedigree tem comprovação de origem, de padrão, de beleza, temperamento e estrutura (mais ainda se filho de campeões) e por isso tem um histórico maior de investimento não só no filhote, como também em seus pais e ancestrais, com uma série de custos.

Pedigree é direito de todo cão de raça pura. É dever de todo criador sério providenciar sua emissão, entregá-lo junto com o filhote e orientar a transferência de propriedade do mesmo.