Orientações



Um Cachorro não é um brinquedo, mas sim um ser vivo, que pode sofrer e que necessita de afecto. Deve assumir a responsabilidade da sua criação e o cuidado que a mesma implica. E deve zelar pela manutenção da sua saúde, assim como tem o dever de oferecer-lhe uma vida digna. Em recompensa ele dar-lhe-á muito amor, fidelidade, protecção e companhia.

 


Já decidida a raça que pretende, poderá adquirir o cão localmente. Os criadores podem ser indicados pelas lojas de cães ou pelos clubes nacionais de canicultura. O custo dos cachorros dependerá do pedigree e da raridade da raça. Pelas seis semanas (1 mes e duas semana) os cachorros já estão desmamados e prontos para ir para a sua nova casa.

 


A aquisição de um cachorro, especialmente se muito caro, deve ser feita com base num parecer veterinário relativamente ao seu estado de saúde (podendo pedir auxilio ao criador, que se experiente saberá com certeza que tipo de cachorros são mais saudáveis e resistentes, e o ajudará a encontrar o mais indicado para si).

 


Não faça a escolha por impulso emocional!

 


No momento de escolher o cachorro não se deixe levar por impulsos emocionais, pois aquele que escolher viverá consigo durante vários anos. Muitos donos inclinam-se mais por aquele que chora, pois desperta-lhes pena, mas geralmente cometem um erro. Opte sempre pelo mais saudável, amigável e de caracter aberto. Também não se deixe tentar pelo maior nem pelo mais pequeno da ninhada: o primeiro pode ser um cão basto, de aspecto tosco, ou passar os limites máximos estabelecidos pelo estalão, e o outro ser um animal débil, doente.

 


Antes da chegada do nosso cachorrinho devemos preparar a casa para a "grande mudança", por isso aqui ficam algumas dicas:
Não nos podemos esquecer:
 • Da sua tranquilidade: deve ter um ambiente seguro e tranquilo, sem elementos perigosos como os cabos eléctricos, carregadores e maquinaria semelhante.
 • Do seu cantinho: a almofada ou alcofa deve estar estrategicamente situado, para permitir que se refugie e se sinta seguro.
 • Da sua higiene: deve ter um recipiente com água limpa sempre à sua disposição, junto ao comedouro. E escovagem e asseio quotidiano.
 • Da sua sociabilização: é conveniente que diferentes pessoas o segurem nos braços com delicadeza, que o acariciem, que se vá acostumando aos ruídos de determinados aparelhos domésticos, como aspiradores, máquinas de lavar, etc. Não esquecendo também a sua socialização com o mundo exterior! Mesmo durante o chamado tempo de "quarentena" (até o cachorro ter levado todas as vacinas necessárias) o pequeno cachorro deve ser sociabilizado com todo o tipo de espaços exteriores, mais ruidosos, menos ruidosos, com mais pessoas, menos pessoas, com crianças, sem crianças, com idosos, sem idosos, etc. Isto vai evitar problemas futuros. Não se esqueça é nesta idade que ele deve ser habituado a todo o tipo de espaços, ambientes e pessoas!

 


Deve também prevenir acidentes inesperados, para isso:

 


- Guarde em lugar seguro os sapatos e os objectos que o cachorro possa morder.
 - Tire do seu alcance os produtos venenosos, como insecticidas, fertilizantes, detergentes, etc.
 - Evite que ele tenha ao seu alcance objectos cortantes ou outros perigosos como pregos, alfinetes, etc.
 - Desligue da corrente os cabos eléctricos que ele possa morder (inclusive, se for possível, esconda-os).
 Não se esqueça que o seu cachorro é como uma criança pequena!

 


Quando chega à nova casa...

 


Nos primeiros dias na nova casa o cachorrinho tem de lidar com tanta coisa, habituar-se às pessoas estranhas, à perda da mãe e dos irmãos, ao novo ritmo, que, pelo menos a comida seja habitual... um bom criador entregar-lhe-á, certamente, um plano de alimentação (mais tarde aperfeiçoado pelo veterinário) e talvez alguma ração para os primeiros dias, dando-lhe todas as referências necessárias para encontrar essa mesma ração no mercado. Pouco a pouco, poderá ir substituindo a comida por outra da sua preferência ou remendada pelo veterinário.

 


Quantidade de comida e horário de refeições

 


Durante o primeiro ano de vida, o cão deve ser alimentado vária vezes ao dia, mais tarde, apenas duas vezes. Receberá então de manhã e à noite a sua ração.
 As calorias que este deve consumir dependem da sua idade e da quantidade e qualidade do exercício que este faz. Por isso, não estabeleça normas absolutas para o consumo de calorias por cada quilo de peso. O melhor mesmo é ir controlando o seu peso em intervalos regulares

 


*Não se esqueça que, por norma, deve alimentar o seu cão depois de um passeio para evitar que ocorra a rotação de estômago, comum em cães grandes. O seu cão deve ainda, engordar lenta e continuamente até ao fim do primeiro ano de vida até à puberdade.

 


Comilões!

 


Praticamente todos os cachorros têm um defeito comum: ser comilões. Por isso, adquirem facilmente excesso de peso e ficam gordos. Está ainda assim, cientificamente provado que uma alimentação muito substancial e abundante na juventude favorece o aparecimento da temível displasia da anca! Como o esqueleto de um cão grande se desenvolve mais lentamente que o resto do corpo, os ossos ficam sobrecarregados devido ao excesso de peso durante o crescimento e o cachorro fica mais vulnerável a doenças e deformações.