Lista Das Raças De Cães Mais Obedientes



raças de cães mais obedientes
Foto: By Ron Armstrong from Helena, MT

A obediência de um animal de estimação depende do treino recebido desde cachorro. No entanto é verdade que existem algumas raças de cães mais obedientes do que outras. Neste artigo, vai saber quais são as raças que são mais faceis de treinar.

Quais são as raças de cães mais obedientes?

Em geral, a obediência de uma raça está diretamente relacionada com a inteligência. Afinal, as melhores raças costumam ter ambas as caraterísticas muito desenvolvidas. No entanto, para que o nosso animal de estimação faça o que mandamos, devemos ensiná-lo desde cedo. Devemos usar um  “reforço positivo” para que o cão se sinta feliz na aprendizagem e obediência.

Caso você não tenha muito tempo – nem muita paciência – para treinar o seu cão, recomendamos a escolha de uma das raças de cães mais obedientes que existem:

1. Border Collie

Este é só considerado o cão mais inteligente, mas também o mais obediente. Varias pesquisas e testes demonstram que esta raça tem a capacidade de entender novas ordens a partir da quinta repetição. Além disso, em 95% das vezes, ele obedece às instruções logo à primeira.

O Border Collie é a raça campeã das competições de agility. Esse desporto consiste em conduzir os cães para que possam superar diferentes obstáculos. Dessa forma, os animais demonstram sua inteligência, obediência, concentração, agilidade e sociabilidade.

2. Poodle / Caniche

Esta raça pertence ao grupo de cães de companhia. Desde as suas origens sempre se relacionou bem com a aristocracia e a nobreza. É um animal alegre, ativo e brincalhão. Como é atento e não se distrai facilmente, é muito fácil treiná-lo para atividades que exigem obediência, como o agility.
Poodle está na lista dos cães mais obedientes

O poodle é energético, metódico e teimoso por isso nunca desiste. Alem de ser um cão de companhia, é também usado na caça, em tarefas de vigilância e salvamento. No caso de não ser socializado ou treinado corretamente, pode tornar-se um animal muito destrutivo.

3. Pastor Alemão

Quando pensamos num pastor alemão, associamos logo a um cão policia ou de guarda forte e obediente. E realmente esta raça é a mais escolhida para busca e salvamento por causa de sua inteligência, obediência e capacidade de estar alerta. Eles também são usados em resgates, como cães de guarda e guia para cegos.

É realmente uma das raças de cães mais obedientes que existem, especialmente se forem treinados desde filhotes. Existe até competições desportivas exclusivas para pastores alemães que visão preservar suas características e capacidades.

4. Golden Retriever

É atualmente o cão mais popular em todo o mundo. Devido à sua ternura e gentileza são a escolha perfeita para famílias com crianças pequenas . É uma raça muito feliz, carinhosa, confiante e calma, perfeita como animal de estimação.

O Golden Retriever é muito inteligente mas deve ser ensinado desde cedo para controlar e reduzir o seu nível de energia. Ele também é escolhido como cão-guia e cão de ajuda e assistência, busca e resgate. Pode ficar sentado por longos períodos de tempo em silêncio se o dono ordenar.

5. Dobermann

Esta raça também esta muito relacionada com a polícia ral como o pastor alemão, e é originaria do mesmo país a Alemanha. No entanto o Dobermann é considerado mais agressivo ou perigoso. Especialmente, por causa de sua fisionomia orelhuda e focinho alongado.

O Dobermann é muito sociável, obediente e leal aos seus donos. Responde sem problemas às ordens e regras impostas pelo seu dono. Por ser um cão dominante é muito importante que os estabelecimento de regras de obediência comece cedo. Esta raça é muito susceptível o que pode ser um problema. Ele pode atacar qualquer um que considere uma ameaça à sua família.

Nesta lista de ranking dos cães mais obedientes, poderíamos ainda acrescentar por ordem o Pastor de Shetland, Labrador Retriever, Spaniel Anão Continental, Pastor Australiano e o Rottweiler.