Liderança



O cão descende do seu antepassado lobo e como esta espécie são animais de matilha. Respeitam e respondem ao líder da matilha e estão interessados na sobrevivência e conforto. Poucos cães desejam ser os líderes da matilha e sentem-se felizes e seguros quando sabem que há alguém a comandar: O DONO!

O treino do cão deve servir para estabelecer a hierarquia correcta na sua “matilha” e para evitar problemas de comportamento que tantas vezes acabam em desistências de posse, eutanásias e abandonos. O cão late e os vizinhos queixam-se, o cão puxa persistentemente à guia, tenta atacar outros cães, é agressivo e dominador. A culpa não é dele, é nossa porque não treinamos devidamente o nosso animal.

Desde que nasce o comportamento do cão é influenciado pelo meio exterior. Não espere por determinada idade para o começar a ensinar. Deve começar o seu treino desde o primeiro dia a que chegue a sua casa. O cão deverá aprender a obedecer à nova família. As pessoas comem sempre antes dos cães, atravessam primeiro as portas, e portanto são dominantes. As regras devem estar bem definidas, os bons comportamentos são sempre recompensados. A atenção não deve ser dada a pedido, mas como recompensa a obediência. Deverá ainda socializar o cachorro com o máximo número de pessoas possíveis e com outros animais.

Vários pontos devem ser treinadas inicialmente:

  •  - ficar confinado
  •  - efectuar as necessidades fisiológicas em local apropriado
  •  - realização de cuidados diários
  •  - responder ao chamamento
  •  - Sentar e deitar
  •  - passear na guia

E posteriormente proceder a treinos mais específicos.

O ponto-chave para o convívio feliz com o seu animal é que o cão deverá vê-lo como o líder da matilha. Comece desde cedo. Compre um livro de treino de cães e perca uns minutos por dia. Evitar os problemas é sempre mais fácil que solucioná-los. Se já não é um cão, estamos sempre a tempo de modificar comportamentos, com determinação e paciência. Recorra a ajuda profissional quando necessário.

Boa Sorte!!!!