Lhasa Apso Dicas



Lhasa Apso o cão sagrado do Tibet.

Conheça o fantástico Lhasa Apso, aquele cachorro peludinho que originou o Floquinho, famoso personagem da Turma da Mônica, e que faz a alegria de milhares de famílias com seu comportamento e estripulias. O Lhasa Apso era o companheiro dos monges tibetanos, muito querido pelo Dalai Lama. Inteligente, companheiro, afetuoso é a companhia ideal.

Principais características do Lhasa Apso:Variações:

Não existem variações de tamanho, porém existem variações de cor de pelagem além do tradicional bege, marrom e preto.

Tamanho do Lhasa Apso:

O Lhasa Apso pode chegar a 25 centímetros de altura e pesar de 4 a 7 quilos.

Pelagem:

As cores relatadas atualmente são: Preto, branco, marrom, bege, dourado, areia, mel, cinza, ardosia, fumaça. Com pelo abundante, liso e longo, com bastante quantidade sobre a cabeça, olhos e com bigodes grandes e fartos.

PADRÃO DA RAÇA CBKC:

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

TEMPERAMENTO DO Lhasa apso:

Como ele era o cão de companhia dos monges tibetanos não seria novidade descrever que ele é um excelente cão de companhia para a família, adora crianças, deve ser mantido dentro de casa e se adapta facilmente a rotina da família. Pode latir durante o dia quando quer avisar ao seu dono de algo diferente da rotina, mas não chega a ser um cão de guarda. Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto. Pode ficar sozinho em casa durante o dia enquanto o dono está trabalhando.

NÍVEL DE ATIVIDADE:

O Lhasa Apso tem um nível de atividade baixo para moderado e necessita de poucos passeios. A raça se adapta bem a qualquer espaço, pequenos passeios e brincadeiras curtas já são suficiente para o seu nível de atividade física. Não tem tendencia a obesidade.

ATIVIDADE DE GUARDA:

Como era de se esperar é um cão companheiro, porém como acaba latindo quando ouve algo errado, muita gente acaba confundindo como cão de guarda. O Lhasa Apso não é um cão de guarda como os mais conhecidos.

INTELIGÊNCIA E OBEDIÊNCIA DO Lhasa apso:

O Lhasa Apso tem uma inteligência peculiar, porém gosta de fazer o que quer, ou seja, não seria o cão ideal para ensinar a fazer malabarismos mas aprende a maioria das coisas com facilidade, principalmente o que interessa para ele. A raça foi classificada na colocação 68a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren.

CUIDADOS COM O SEU lhasa apso:

Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade é o melhor que você pode fazer para o seu Lhasa Apso… Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Escovação diária da pelagem com rasqueadeira ou escova especial é necessário para evitar embolamento dos pelos e uma aparação mensal pode ser realizada em profissional de banho e tosa. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação de ouvidos. Se não ocorre o desgaste natural das unhas por passear em pisos ásperos, deve-se providenciar o corte de unhas a cada 45 – 90 dias. E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitosagradinhos, dar petiscos para ele de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam bem em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos.

A SAÚDE DO lhasa apso:

Pela pelagem exuberante e densa, as piodermites superficiais, seborreia são as principais doenças dermatológicas na raça Lhasa Apso. Dermatite alérgica a picada de pulgas, conhecido como DAPP ou DAPI, também são bastante frequentes nessa raça. Algumas doenças genéticas são conhecidas em Lhasa Apso como atrofia progressiva da retina que em casos severos e prolongados pode levar a cegueira, assim como a displasia renal familiar que pode levar a doenças degenerativas renais precocemente. A coprofagia pode ser frequente nessa raça. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além das vacinações e exames periódicos regularmente, apos 7 anos de idade recomendamos semestralmente acompanhamentos com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardiaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).