Kuvasz



Introdução

Os criadores admiram muito o equilibrio  , o caráter estável e o forte espírito guardião da raça . O Kuvasz , por exemplo , jamais ataca uma pessoa irrefletidamente . Para intimidar o invasor , ele fica parado diante deste e , ao sinal de qualquer movimento , começa a rosnar . Dessa  forma , a pessoa fica sem saída , numa enrascada . E com isso ele impede que a mesma penetre no seu domínio .  Apesar de não ser muito "confiado" com estranhos , é possível passear tranqüilamente com este cão pelas ruas . Ele se comporta muito bem . Isso porque é equilibrado e não tão agressivo como algumas raças de guarda . Ele sabe fazer valer sua vontade diante de outros cães , o mesmo não ocorre com crianças . Quando está em companhia delas , ele se transforma num verdadeiro "João bobão". Elas fazem o que querem : sobem nele , deitam e rolam ... Ele adora! Valentia e fidelidade são mais dois atributos da raça . Apesar de quieto , quando se trata de defender seu território , o Kuvasz o faz com garra e afinco . Ágil e veloz , está sempre disposto a combater qualquer inimigo do homem ou do gado sob sua custódia . E pouco se importa se ele é um simples lobo ou um urso feroz . Afinal , proteger é uma tarefa que este cão exerce desde a antigüidade   

Descrição

O Kuvasz é um cão branco, de pêlo ondulado , nunca encaracolado ,e longo com subpêlo macio. Sua pele apresenta pigmentação escura , seus olhos são castanhos , nunca claros (quanto mais escuros melhor ) e seu nariz negro. Suas patas são redondas e compactas como as dos gatos. Seu corpo é um pouco mais longo do que alto. O Kuvasz é um cão de ossatura média e forte . Sua movimentação se assemelha à dos lobos .Os machos geralmente tem 71-76 cm na cernelha e pesam de 45-52 Kg , as fêmeas tem de 66-71 cm e 32-40 KgO Kuvasz é um cão muito inteligente e decidido . Aprende muito rapidamente as coisas , são muito independentes , altivos e audazes e geralmente , obstinados e teimosos. Durante séculos foram criados para trabalhar independente do homem , na guarda dos rebanhos e propriedades , sem a supervisão do dono . Devido a essa independência deve-se mostar-lhe o mais cedo possível quem é o dono do território , pois senão vai tentar impor sua vontade . São maravilhosos companheiros e protetores ,por isso deve-se ensinar-lhes desde pequenos quem é bem vindo e quem não  é , combina seu grande tamanho à rapidez e velocidade , o que não é esperado à um cão do seu porte. É extremamente amável e devotado à sua família desde as pessoas aos animais .Ele enfrenta qualquer perigo para proteger aqueles que ama. possui uma natureza independente para tomar decisões, o que era esperado por seus donos quando pastoreava os rebanhos. É desconfiado com estranhos, e faz seu próprio  julgamento de quem pode considerar confiável ou não.  

Padrão da raça

Robusto , corpo alongado , ainda que quase  quadrado , musculatura fina e estrutura óssea forte, mas não grossa , articulações precisas. 

Altura : machos = 71 à 75 cm , peso 40 à 52 Kg                             66 à 70 cm , peso 30 à 42 Kg 

Cabeça :

denotar nobreza e força . Focinho deve ser alongado , nariz preto ( de bom tamanho , com narinas bem desenvolvidas ) , os dentes grandes e fortes e mordedura em tesoura. 

Olhos:

oblíquos , amendoados  e quanto mais escuros melhor . 

Orelhas :

caídas e de forma triangular  

Pelagem :

branca ; marfim é tolerada                

Formada por um pêlo de cobertura grosso , e um subpêlo denso e lanoso.
Cabeça , orelhas , membros anteriores e traseiros (pés) são cobertos por pêlo curto e espesso ( 1 -2 cm). Corpo e quartos tem comprimento médio ( 4-12 cm ) . Alguns cães tem ondulações longas , soltas ; outros , tem ondas menores e mais firmes . "Coleira" ou "juba" pêlos mais longos no pescoço e peito mais predominante nos machos. Cauda coberta por pêlo grosso e longo , ondulado , com 10-15 cm de comprimento . Quando o cão está atento ou excitado , a cauda eleva-se por cima do lombo.Pescoço : forte ligeiramente arqueado, comprimento médio  peito amplo, dorso do focinho curto. 

FALTAS :

  • pelagem colorida ou manchada de amarelo ;
  • orelhas retas ;
  • cauda enroscada que se eleve por cima do lombo ;
  • prognatismo e enognatismo acentuado ;
  • pelo duro ou enredado

Cuidados com seu KUVASZ

As recomendações gerais são alimentação balanceada com ração de boa qualidade, essa ração irá variar dependendo da idade e do nível de atividade do cão. Alto nível calórico , de proteínas e suplementação vitamínica  NÃO são recomendadas pois o Kuvasz é um eficiente processador de alimentos , e a suplementação causa um crescimento muito rápido e irregular , podendo vir a causar problemas graves ( principalmente ósseos ) .Tenha em mente que o kuvasz apesar de crescer rapidamente , só atinge a maturidade após os dois anos de idade . Ossos , músculos e tendões estarão se desenvolvendo durante esse período como também sua personalidade. Um kuvasz com um ano de idade e 40Kg é ainda um adolescente tanto mental como fisicamente. Banhos freqüentes não são necessários pois o Kuvasz não possui odor e sua pelagem repele naturalmente a sujeira e a água. Uma boa escovada na pelagem por semana é o suficiente para mantê-la , às vezes é  necessário  aparar o excesso de pêlo entre os dedos .  Escovar os dentes (não utilizar pasta humana) , oferecer biscoitos duros e ossos preparados para cães são recomendados para reduzir o acúmulo de tártaro nos dentes , ossos de "verdade" não são recomendados pois se lascam com facilidade podendo causar danos ao animal. É importante que se siga as indicações corretas de imunização.

O Kuvasz é relativamente livre da maioria das doenças genéticas , mas, como na maior parte das raças de grande porte pode apresentar displasia coxo-femural é necessário um grande controle na criação , é uma doença genética que se diagnostica até os 2 anos de idade . Outras doenças  que são infreqüentes mas podem ocorrer são : disfunção da tireóide , surdez , problemas nos olhos .

Exercícios

o Kuvasz é um animal de grande porte e ativo , não deve ser criado em ambientes pequenos            .                   Não se deve deixar esses animais presos em correntes , pois essa restrição pode causar frustração e levar a um comportamento agressivo. Enquanto o kuvasz for filhote não se deve fazer muito exercício nem brincadeiras bruscas pois , devido ao seu crescimento muito rápido e peso corre o risco de sofrer alguma lesão . Piso escorregadio e repetidas quedas também devem ser evitadas . Seu treinamento (de  obediência ) deve ser iniciado o mais cedo possível .                            

HISTÓRIA DO KUVASZ

Acredita-se que a raça seja originária do Tibet , mas na Hungria que ela se desenvolveu na forma que é conhecida hoje.  Nos tempos dos  impérios  e reinados da Europa , entre 5 e 8 séculos atrás , estes cães eram companhia constante dos governantes. Sua posse era permitida somente às pessoas que gozassem de favores Reais  e era conhecido como "protetor dos nobres". Diz a história que os primeiros Kuvasz espantavam os plebeus só pela aparência , desencorajando assim qualquer tentativa de ataque a seus donos , os nobres, por  parte do povo. O Rei Mathias I , da Hungria , sempre tinha um Kuvasz ao seu lado durante as viagens e vários de seus palácios e terras. Em seu reinado foram comuns as insurreições e assassinatos e , por isso , não é de se admirar que o Rei confiasse mais em seu Kuvasz do que em seus guardas e súditos. Com o passar dos tempos a raça deixou de ser de utilidade exclusiva das elites , para passar também para o trabalho e companhia de plebeus. Alguns exemplares começaram a ser utilizados no pastoreio de gado e ovelhas e, ainda hoje, o Kuvasz é utilizado para esse fim , ao lado de outras raças como o Puli e o Komondor.Infelizmente , durante a Segunda guerra mundial , muitos cães foram fuzilados pelas tropas que atravessaram a Hungria . Os soldados ou temiam os cães ou achavam que atirar neles fosse um bom esporte. Muitos cães morreram de fome. Presume-se que não havia mais do que 30 Kuvasz que sobreviveram à guerra . Foi GYAPJUS KENNEL , o maior criador de Kuvasz da Hungria e talvez do mundo , que salvou a raça da extinção durante a Segunda guerra. Atualmente , Antal Kovàcs  seu proprietário , dirige o clube do Kuvasz na Hungria , acredita-se tenha 1800 exemplares. A criação moderna começou em 1883 e no mesmo ano , dois Kuvasz foram expostos em Viena pelo Conde Miksa Esterhàzy. Na Alemanha a criação começou já em 1901. O padrão húngaro da raça foi aceito pela FCI em 1934 , sob o número 54 e posteriormente n. 54b ( Sarkàny e Òcsag 1986).