Inconviniencia Sexual



 COMO INTERROMPER SIMULAÇÕES SEXUAIS INCONVINIENTES NOS CÃES:

 

Se existe um comportamento que deixa muita gente constrangida, é quando o cão tenta montar em outros cães, nas pernas das pessoas ou em objetos.

Esse é um comportamento natural nos animais. Quando eles são filhotes, começam a montar como um aprendizado de comportamentos sociais, tanto os machos quanto as fêmeas, pois é nessa idade que eles simulam situações que acontecerão na vida adulta. Conforme eles crescem e passam a nos considerar parte da família, é normal que passem a montar em nós para continuar esse aprendizado.

Na maioria dos casos em que a monta acontece em outros animais, ou pessoas ela está relacionada com o estabelecimento de hierarquia, onde o cão mais dominante quer subir em todos os outros cães, e não deixa que montem nele.

Porém, essa simulação em algum objeto, como uma almofada ou bichinho de pelúcia, ou mais raramente em pessoas pode estar associada a ansiedade, ou mesmo para chamar a atenção. O cão sabe que toda vez que inicia o ato recebe atenção das visitas ou do dono, mesmo que seja com bronca.

Antes de tentar interromper o comportamento, é importante descobrir qual desses motivos está levando o animal a exibi-lo.

Não grite, dê risada, ou faça alarde quando o cão montar. Ignore, e dê a bronca sem olhar para ele. O ideal é que o animal receba uma bronca, sem receber atenção. Podemos fazer barulho, utilizando biribas ou balançando uma lata com moedas, ou utilizar um borrifador de água. O objetivo é que o animal sinta um desconforto e pare imediatamente o comportamento.

Ensinar seu cão comandos básicos de obediência vai proporcionar mais ferramentas para que você possa lidar com ele, sendo uma parte importante também no estabelecimento da liderança.

A castração é recomendada e pode diminuir a intensidade do comportamento. Caso não haja a intenção de castrar o cão, é possível, através de treinamento, direcionar esse comportamento para algum objeto, de forma que seja permitido ao cão realizar a monta apenas nesse objeto escolhido. Porém, alguns cachorros muito ansiosos podem repetir tantas vezes a monta em objetos que chegam a se machucar. Nesse caso é muito importante que seja feito um enriquecimento ambiental.

É possível redirecionar a atenção do nosso peludo, para outra atividade ou focá-lo em um treino, antes que ele comece a exibir o comportamento. Por exemplo, você pode fornecer brinquedos, jogar uma bola para o cão buscar ou levá-lo para passear e fazer exercícios.

Podem também ser oferecidos vários brinquedos diferentes, como, por exemplo, os que são feitos para serem recheados com pastas ou petiscos, deixando seu cão entretido por algum tempo, além de estimular seu raciocínio.

Existem brinquedos próprios para isso no mercado, com graus de dificuldade de diferentes, ou você mesmo pode fabricar o seu em casa, utilizando garrafas PET e caixas de papelão. Esconder petiscos pela casa e estimular o cão a procurá-los também é uma boa maneira de mantê-lo entretido. Oferecer brinquedos ou pedir comandos na chegada das visitas pode diminuir a ansiedade e a necessidade de obter atenção