Idade Ideal Para Reprodução



Os objetivos da reprodução sejam diferem muito entre um proprietário particular e um criador. Um proprietário de um cão de companhia, deixará sua cadela reproduzir as vezes por descuido ou a fim de obter descendentes, embora a reprodução não seja o foco principal. Já o criador, tenta selecionar os reprodutores (machos e fêmeas), em função das suas origens, das suas descendências e das suas qualidades genéticas.

O aparecimento da puberdade no macho, vai depender do porte da raça. A partir dos 6 meses nas raças miniaturas e aos 18 meses nas raças gigantes, corresponde no macho à produção dos primeiros espermatozóides fecundantes. A fertilidade diminui com a idade, mais precocemente nas raças de grande porte. O período fértil dos cães de grande porte encontra-se ainda mais reduzido e os espermatozóides fecundantes podem começar a diminuir a partir de 7 anos.

A puberdade na fêmea aparece mais tardiamente nas raças de grande porte (entre os 6 e 18 meses). Os primeiros cios geralmente são discretos e podem até passar desapercebidos. No entanto, é desaconselhável acasalar uma cadela no primeiro cio, quando sua estrutura pélvica ainda não completou seu