Golden Retriever



GOLDEN RETRIEVER

Nos amamos Golden Retrievers, mas como surgiu essa fabulosa raça, que atinge os corações de tanta gente em todo o mundo?

Amáveis, carinhosos, com energia e super inteligentes, os Goldens são uma das raças mais apaixonantes conhecidas hoje em dia.

Vamos conhecer um pouco da história deles e entender como eles chegaram até aqui? Aprendendo sobre sua origem entenderemos um pouco mais também sobre o presente.

O criador da raça – Lord Tweedmouth (Sir Dudley Majoribanks)Lord Tweedmotuh (Sir Dudley Majoribanks)

O Golden Retriever teve origem nas terras altas da Escócia, lá nos últimos anos da década de 1800.

O responsável por seu desenvolvimento foi Dudley Marjoribanks, que depois passou a ser conhecido como Lord Tweedmouth, e é conhecido como o criador original da raça.

Como muitos aristocratas da época, Lord Tweedmouth tinha paixão por caçar e tinha cães que o apoiavam nessa tarefa.

Em sua busca por desenvolver uma raça que fosse amiga, mas útil no trabalho no campo, ele chegou até o Golden Retriever.

A Casa Guisachan era o lar do Lord Tweedmouth, onde surgiram os primeiros cães da raça.

Aqui está uma foto antiga da Casa Guisachan, com pessoas e cães em sua porta:

Casa Guisachan, em 1897

Em 2018 ocorreu um encontro de Golden Retrievers no local onde ficava a antiga casa, celebrando os 150 anos da raça:

Encontro de Golden Retrievers na Casa Guisachan em 2018

Nous: a base dos Golden RetrieversNous – a base da raça Golden Retriever

Em 1865, Lord Tweedmouth comprou “Nous”, o único filhote amarelo de uma ninhada de retrievers Wavy-Coated (de pelagem ondulada), que nasceram em 1864.

Nous foi comprado de um sapateiro, próximo a cidade de Brighton, no sul da Inglaterra.

Esse jovem cão havia sido dado ao sapateiro como pagamento de uma dí­vida, tendo vindo do Lord Chichester.

Marjoribanks levou esse cão consigo até Guisachan, sua propriedade na Escócia, para se juntar à sua criação de cães para esportes.

Cruzamentos para chegar na raça que hoje conhecemos como Golden RetrieverTweed Water Spaniel – raça que participou da formação dos Retrievers amarelos de Marjoribanks

Como comentamos, a maioria dos cavalheiros daquela época eram muito interessados na criação de animais para consumo de qualidade (normalmente via caça), além de cães.

Marjoribanks era especialmente interessado pelos retrievers, pois tinha o desejo pessoal de desenvolver uma raça retriever maravilhosa, que fosse própria para o clima escocês, para o tipo de terreno e para os esportes de caça praticados na época.

Em 1868 e 1871, cruzamentos de Nous com Belle, uma Tweed Water Spaniel (raça hoje extinta), resultou em vários filhotes amarelos que formaram a base da linha de retrievers amarelos.

Mais cruzamentos levaram até o Golden Retriever que conhecemos hojeCrocus

Gerações desse cruzamento e de cruzamentos seguintes estão registradas nos arquivos de canil mantidos na Guisachan.

Descendentes de Nous e Belle foram combinados com retrievers wavy (pêlo ondulado), flat-coated (pêlo liso), com outro Tweed Water Spaniel e com um Setter vermelho.

Marjoribanks manteve os filhotes amarelos (e alguns pretos) para dar continuidade à linhagem.

Alguns dos cães eram dados a amigos e parentes. Apesar de serem pouco conhecido fora dos ciclos pessoais, esses retrievers amarelos eram usados como cães de caça de cavalheiros. A capacidade de trabalho deles sempre foi destaque!

Primeiras aparições do Golden Retriever

Alguns Golden Retrievers, como conhecemos a raça hoje em dia, fizeram sua primeira aparição em exposições por volta de 1906, sendo mostrados como “Retriever – Wavy ou Flat Coated” na classe de “qualquer outra cor”.

A raça foi oficialmente reconhecida pelo “The Kennel Club” em 1911 como “Retriever – Yellow ou Golden” e finalmente como “Retriever – Golden” em 1920.

Golden Retrievers em 1906

Alguns Golden Retrievers apareceram no Canadá e nos EUA alguns anos antes de seu reconhecimento oficial pelos kennel clubs locais, Canadá (1925) e EUA (1932).