E Agora?!!!



O Novo membro da família chegou

A família, tem de estar preparada para receber o novo “membro”, devemos ter presente que a parte mais difícil vais ficar para ele … acabou de sair da sua zona de conforto, ou seja deixou a única casa que conheceu, separou-se dos irmãos e da mãe, nesta fase é importante ser compreensível, carinhoso e atencioso.

No entanto, lembre-se que as regras são para cumprir, e que, é agora o momento de as definir. (regras que deverão ter sido previamente definidas, e “acatadas” pela restante família).

A Cama
Deve dar-lhe uma cama, que deve estar longe de correntes de ar e o seu interior deve ser forrado com um cobertor, deve ficar em um local relativamente quieto para que possa dormir sem ser perturbado sempre que estiver cansado, até três meses ele dorme bastante, para não comprometer o seu normal desenvolvimento, não permita que crianças brinquem em demasia com ele.

Nas primeiras noites pode “ajudar” o seu novo amigo se lhe disponibilizar um pano com o cheiro de sua mãe e um relógio, tipo despertador antigo que possa simular os batimentos cardíacos.

E finalmente, nunca o mande para o seu cesto quando ele se portou mal ou fez asneiras, porque assim ele passará a associar o seu cantinho ao castigo.

Alimento/Agua

Pergunte ao criador qual a ração que está a comer, É melhor manter a mesma por alguns dias. Uma troca, deverá ser feita gradualmente, durante cerca de uma semana. Esta é a fase mais importante da sua vida, necessitando assim uma boa ração para que cresça forte e saudável, sem ter que enriquecer sua dieta com suplementos vitamínicos.

O número das refeições, deve ser apropriado ao tamanho, idade e actividade física, cerca de cinco refeições até os quatro meses, diminuindo progressivamente até chegar a duas na fase adulta.

Certifique-se que tem sempre água fresca disponível e que os comedouros estão limpos.

Veterinário

Peça o nome e endereço do veterinário. Todos os criadores possuem veterinários que acompanham os animais, sempre que seja possível, tente manter o mesmo ou pelo menos fazer-lhe uma “visita”.

Brinquedo

Todos os cães bebes, gostam de mastigar. Este é um comportamento normal e ajuda no processo de dentição. Faculte-lhe alguns brinquedos que não precisam ser elaborados, mas assegure-se de que não são tóxicos, e que são suficientemente grandes para não serem engolidos.

Atenções devem ser suficientemente resistentes e sem apliques que possam ser engolidos, ficar presos na garganta, estômago ou intestinos, pois podem ser uma séria ameaça à vida do melhor amigo.

Cuidado, os bebés são verdadeiros aspiradores!

Mantenha tudo que possa ser perigoso fora do seu alcance. Ele pode roer qualquer coisa que encontre, incluindo plantas e fios eléctricos.

A escolha do nome

Escolha um nome o mais rápido possí­vel. Deve ser persistente, e o usar repetidamente o nome enquanto fala com ele.

Ciúme de outros animais da casa

Não deixe de dar atenção aos outros animais de estimação da família ou eles podem ficar com ciúmes do recém-chegado. Faça as apresentações gradualmente, em território neutro e sob constante supervisão. Nunca o deixe sozinho com um cão ou gato mais velho. Alimente-os separadamente até que se tornem amigos.

Lembre-se, tudo é uma questão de paciência, de recompensar os bons hábitos e desencorajar, ou mesmo reprimir, os maus hábitos.

Só assim estes laços emocionais serão criados da forma mais saudável possível.

Boa sorte!