Dúvidas Dos Donos De Cães



O filhote chega em casa , e algumas dúvidas aparecem . Os novos proprietários não conseguem identificar o que é normal e o que necessita de cuidados especiais. Aqui seguem as principais questões que chegam em nossa clinica:

  

1 – O filhote chora muito a noite

            Se o choro cessa com companhia ou no momento que se pega o filhote no colo , não se preocupe , não é nada grave.

            Se ele continuar verifique se o filhote tem água e se conseguiu se alimentar adequadamente,pode ser fome , se ele esta com frio ,se há ferimentos , se o abdomem esta muito dilatado ( pode se gases ) , ou mesmo se você não pegou um filhotinho muito novo , nesse caso se puder devolver para a mãe melhor , se não for possível arrume uma mãe postiça para lhe aquecer e fazer companhia.

2 – O filhote não quer comer

            Verifique se ele tem dentes , se não você terá que amolecer a ração com um pouco de água morna , fazendo um mingual de ração e água.

            Verifique se além de não quere comer , o filhote tem outros sintomas como : depressão , apatia , diarréia , vômitos , se um ou mais deles forem presentes leve-o ao veterinário. Um filhote não deve passar mais de 6-8 hras dependendo do porte , sem se alimentar.

3 – O filhote quer comer a todo momento

            Todo filhote é guloso . Portanto cabe a você determinar a quantidade correta de ração a ser oferecida , vide a embalagem da ração e calcule a porção dividindo-a em várias vezes ao dia .

            Não dê grandes quantidades de uma só vez , pode causar indigestão entre outros problemas.

            Não aumente muito a porção além do recomendado pois as fezes ficarão moles e o filhote terá muitos gazes e cólica.

4 – O filhote esta vomintando

            Verifique se este vomito acontece depois de andar de carro , isso pode acontecer devido ao movimento e à falta de costume.

            Verifique o conteúdo do vomito :

a-     é a própria ração sem digestão e logo após a alimentação  - o filhote pode estar se alimentando rápido demais e não deve estar mastigando direito. Diminua o intervalo entre as refeições e coloque a porção no pote as poucos e com intervalos.

b-     O conteúdo é espumoso ou amarelado – o estomago ou fígado estão sensibilizados e a origem só pode ser identificada pelo veterinário . Medicações orais dependendo do caso só agravarão a situação pois provocarão mais vômitos . Leve-o ao veterinário .

5- O filhote esta com diarréia

            Verifique a quantidade de ração oferecida , se for mais que o recomendado diminua .

            Verifique se o odor é forte , a coloração e se tem algum formato ou se só é água. Um ou mais sintomas podem ser sinais de infecções bacterianas ou virais . Leve-o ao veterinário.

            Se o animal esta apático . Isso pode indicar desidratação , se o filhote não estiver vomitado faça-o beber soro caseiro ou de farmácia ou água de coco , até levá-lo ao veterinário . Se estiver vomitando não ofereça nada via oral , e o caso implica em urgência .

 6 – O filhote se cortou ou se machucou

            Lave o ferimento com água e sabão , se o sangramento não parar , coloque gelo pressionando o lugar com um pano limpo, não faça garrotes para parar o sangramento pode ser perigoso.

Leve-o ao veterinário .

7- O filhote se queimou

           

            Coloque no local água fria em muita quantidade se a queimadura for grave ou extensa leve-o ao veterinário .

            Não coloque no local nada além de água fria .

8 – O filhote esta com dificuldade de se manter em pé , perdeu a coordenação motora , não consegue sustentar a cabeça

            Coloque em sua boca mel ou na falta deste água com açúcar , e leve-o com urgência ao veterinário

9 – O filhote esta colocando vermes pela boca ou pelas fezes

 

Leve-o ao veterinário para preescrição de um vermifugo apropriado e informe o ocorrido ,pois a dose deve ser ajustada de acordo com o peso e as condições clinicas do animal, vermifugo usado sem preescrição pode intoxicarm ou mesmo fazer com que o animal não consiga eliminar todos os vermes mortos de uma vez.