Desparasitações Externas



Pulgas e carraças

As pulgas são parasitas externos, de pequenas dimensões, que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Eles dependem do jospedeiro para se alimentar e proteger.

Alem do incomodo das picadas, alguns cães são alérgicos a saliva da pulga, manifestando pririginosas difíceis de controlar. Existem ainda alguns agentes patogénicos transmitidos pela pulga.

A infestação com pulgas ocorre muito facilmente durante um passeio curto a rua ou ao jardim, por exemplo, independentemente das condições higiênicas do seu ambiente. A pulga salta para o hospedeiro e em poucos minutos inicia a sua alimentação. À medida que se alimenta, vai também reproduzir-se, depositando ovos na superfície da pele do cão e na casa. Estes ovos em ambiente doméstico poderão originar novas pulgas, perpetuando assim a infestação. Uma pulga pode depositar dezenas de ovos por dia! Assim sendo, o tratamento do cão e do controlo ambiental devem fazer-se de forma integrada.

Em caso de infestaçaão por pulgas:

. Trate o cão a fim de eliminar rapidamente as pulgas adultas do animal- aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o produto a utilizar.

.Aspire todos os compartimentos da casa, incluindo carpetes, tapetes, sofás e almofadas.

.Lave com água quente todos os têxteis (camas, mantas, etc.).

.Em casos de infestações graves existem produtos de aplicação ambiental que tem como objectivo eliminar ovos e pulgas adultas.

.Posteriormente é fundamental que faça um rigoroso plano de prevenção.

As carraças são parasitas que tem como hospedeiro preferencial o cão. Estas picam e ficam-se através do seu aparelho bucal à pele e alimentam-se de sangue, para além das alterações cutâneas no ponto de penetração da carraça, estas são também responsáveis pela transmissão de doenças graves, tanto aos animais como para o homem. A designação "febre da carraça" é utilizada para descrever um conjunto de doenças transmitidas pela picada da careca, tais como a babesiose ou a erliquiose, que tem como principais manifestações clínicas a apatia, anorexia e febre, podendo associar-se a uma coloração alaranjada da urina.