Dentes Higienizaçao



 A Saúde entra pela Boca!!! então da Higiene da boca e dentes é mais que importante, é NECESSARIA.

Agora que a maioria dos donos está alertada para a importância da vacinação, um dos principais problemas em termos de prevenção passou a ser a higiene oral. Os cuidados dentários previnem doenças, e por arrasto os custos inerente ao seu tratamento, o mau cheiro e a queda precoce de dentes. Cuidados profissionais e caseiros fazem parte do plano de programa de higiene oral que todos os cães devem ter.

Programa Dentário

 

Lavagem diária dos dentes

 

Os dentes dos cães devem ser lavados o mais frequentemente possível, uma vez por dia é suficiente. Geralmente é aconselhado que os donos associem a sua lavagem dos dentes à escovagem dos dentes do cão, para que não haja esquecimentos.


Nos cães que não estão habituados a esta rotina, pode começar com uma borracha que se aplica no dedo, mas como geralmente os cães gostam do saber da pasta de dentes, não é difícil fazê-los aceitar a escova.


Ao lavar os dentes deve ter o cuidado de limpar melhor junto à gengiva, já que nos cães a formação de placa é mais preocupante do que a formação de cáries. Deve utilizar pasta de dentes apropriada para cães, já que o dentífrico dos humanos pode causar irritação no estômago dos animais.

 

Check-up


O cão deve ir ao veterinário todos os anos, no caso dos cães idosos, duas vezes por ano, para que o veterinário lhe faça um exame geral de saúde. Entre outras coisas, o veterinário deve observar a boca do cão e conforme o estado geral dos dentes, língua e gengiva pode recomendar ou não uma limpeza dos dentes.


Em casa, deve aproveitar as alturas de escovagem do pêlo para inspeccionar os dentes. Estes devem ter um aspecto saudável, muito semelhante aos dos humanos e a formação de placa, tártaro ou doença periodontal são fáceis de reconhecer.

 

Limpeza profissional


A limpeza diária em casa remove a placa, mas não o tártaro. A partir do momento em que o tártaro se acumula, o cão necessita de uma limpeza profissional. Para realizar a limpeza, o cão tem de ser anestesiado. Durante a limpeza, os dentes são polidos e o tártaro é removido.

 

 

Doenças orais


As doenças orais trazem mau cheiro, desconforto e perda de dentes que irão dificultar a alimentação do cão. Apesar do rótulo de “orais”, se não forem tratados, estas doenças afectam também órgãos vitais, tais como o coração e o fígado.

 

Placa Dentária – Os cães raramente têm caries, mas facilmente acumulam excesso de tártaro nos dentes. A placa é formada com a acumulação de restos de comida e bactérias junto à linha da gengiva. É geralmente incolor.

 

Tártaro – A placa mineraliza-se e transforma-se em tártaro ao fim de 24/48 horas, daí a importância da escovagem diária. Quando a placa ganha uma cor amarelada ou acastanhada podemos falar de tártaro. O tártaro só pode ser removido através de uma limpeza profissional, pois é demasiado duro para ser removido em casa

 

Gengivite – Inflamação das gengivas que causa dor e vermelhidão

 

Doença periodontal – É o resultado de uma boca em mau estado, causando dor, perda de dentes, abcessos e infecções no osso. Resulta da acumulação do tártaro que vai corroer os tecidos e separar a gengiva do dente. Se tratada convenientemente a progressão desta doença pode ser abrandada ou parada. É mais comum em raças pequenas, como o Yorkshire Terrier ou o Caniche.

 

Sinais de alerta:

 

  • Mau hálito - Apesar do se possa pensar não é normal os cães terem mau hálito e este é geralmente um indicador de doenças.
  • Relutância em roer ou ganir ao roer
  • Salivação exacerbada
  • Gengivas vermelhas ou inchadas
  • Gengivas com sangue
  • Dentes amarelos ou castanhos
  • Queda de dentes
  • Perda de apetite
  • Qualquer outro sinal que considere anormal

 

Outras ajudas no combate ao tártaro:

 

  • Produtos com os quais pode lavar a boca do cão, uma espécie de elixir, próprios para caninos.
  • Estudos mostram que a ração seca contribui menos para a cumulação de placa do que qualquer outro tipo de alimentação.
  • Brinquedos pensados para combater a formação de placa e tártaro são bastante comuns no mercado e geralmente são tão apreciados pelos cães como qualquer outro brinquedo. Não dê ao cão brinquedos abrasivos ou demasiado duros, já que estes podem desgastar demasiado ou partir os dentes.


Contudo, a prevenção é a melhor arma contra estas doenças e o ideal é habituar o cão desde cedo à escovagem diária dos dentes.