Cuidados Obrigatórios



1º Alimentação
A alimentação do seu cachorro deve ser sempre à base de ração seca e nunca de restos de comida.
Deve respeitar a quantidade e marca recomendada pelo criador, bem como o número de refeições ou seja:
3x dia mínimo
4x dia ideal todas as raças pequeno, médio e grande porte
5 a 6x dia miniaturas
Após 30 minutos se o seu animal não terminou a sua refeição, esta deve ser retirada e só deve ser dada na refeição seguinte.
Se por algum motivo tiver que mudar de ração a transição deve ser feita de forma gradual (misturando durante 5 a 6 dias a ração antiga com a ração nova) após os 4 meses de vida.
O seu animal deve ter sempre água fresca à sua disposição, e ser mudada no mínimo 2x por dia.

2º Higiene
Enquanto o seu cachorro não se encontra completamente vacinado, este só poderá tomar banho com mousse de limpeza e nunca com água.
Deverá ser colocada essa mousse de limpeza na escova e o cachorro ser escovado no mínimo 1x por dia até aos 4 meses e 2x dia a partir dessa idade (dependendo da raça)
Os ouvidos e olhos merecem uma atenção particular, devendo ser limpos com produtos para evitar otites e infecções oculares.
Se o seu cachorro viver em apartamento deve verificar o estado das suas unhas pois necessitaram de um corte regular.
Deve ser dada particular atenção à dentição de tosos os cães, adotando desde cedo (4meses)  hábitos de higiene adequados. Este cuidado é especialmente importante no caso de raças pequenas, as quais estão mais propensas ao desenvolvimento de placa bacteriana.

3ºEducação
Quando o seu animal acorda e após cada refeição irá fazer as suas necessidades fisiológicas (cocó e xixi).
O seu cachorro tem necessidade de brincar e roer, para evitar que ele faça alguns estragos em sua casa deve-lhe dar brinquedos (bolas, brinquedos com barulho, etc…)
Uma forma eficaz de aprenderem o que está certo e errado é o método do castigo/recompensa, ou seja, quando o seu cachorro faz algo que está errado deve ralhar com ele (exemplo: chama-lo de feio e mostrar-lhe indiferença, ignorá-lo). No caso contrário por exemplo fez necessidades no sítio certo, encha-o de mimos e dê-lhe uma recompensa com ração de outro sabor.

4ºCuidados básicos de saúde
A vacinação pode ser realizada a partir da sexta semana de vida, devendo seguir o esquema de vacinação que o seu veterinário aconselhar.
A desparasitação deve ser realizada sempre antes da vacinação (5dias) e deve seguir o seguinte esquema: 1x por mês até aos 6 meses de idade e depois 3x por ano, não esquecendo que nós humanos deveremos também tomar 1x por ano.
Até o seu cachorro se encontrar completamente vacinado este não deverá andar no chão sempre que sair de casa, bem como deverá evitar o contacto com outros animais de qualquer espécie.

5ºDeve seguir à risca as recomendações do criador bem como:
-Dar água fresca e mudar 2x por dia no mínimo
-Manter num ambiente quente como a maternidade, entre os 25 a 27 graus
-Dar só a quantidade de ração recomendada e 3x por dia no mínimo
-Controlar se come todas as refeições
-Controlar as fezes e enjoos
-Avisar rapidamente o criador quando fizer as primeiras fezes ou se vomitar
-Não andar com o cachorro no colo logo que recebe em casa ou vá buscar
-Deixar repousar sem brincadeiras durante 3 ou 4 dias para ter uma  melhor adaptação, tenham atenção ás crianças.
-Não juntar com outros animais de qualquer espécie
-Não abrir janelas nem fazer correntes de ar
-Cobrir com cobertor sempre que tiver de ir ao veterinário ou até no transporte do criador para casa
-Logo que chegar a casa fechar o cachorro numa divisão sozinho, deixar ambientar ao cheiro da nova casa sem barulhos excessivos e sem brincadeiras.

5º Está doente? O que devo fazer?
Se o seu cachorro estiver prostrado,  se deixou de comer, se fez diarreia ou vomitou deve consultar imediatamente o Criador e fazer a entrega do cachorro ao mesmo dentro de 6 dias após a entrega.