Cuidados De Saude



O exame de rotina em casa pode revelar problemas precocemente, quando são mais fáceis de tratar. Exames semanais regulares também ajudam o seu cão a habituar-se e será muito mais fácil para um veterinário fazer um diagnóstico a um cão que se deixa examinar de boa vontade.

Não tente fazer de mais em cada sessão, examine apenas uma área e depois recompense o animal com elogios, carícias e gloseimas.

A aparência geral do seu cão é um bom indicador da saúde dele. A pelagem deve manter uma aparência natural e rica. Falta de naturalidade ou de brilho pode indicar um problema de pele, como parasitas ou pode até ser um sinal de doença numa outra parte do corpo.

Prevenir problemas é melhor e mais barato do que ir muitas vezes ao veterinário. Por problemas deve entender-se doenças infecciosas, parasitas externos e internos, acidentes físicos etc.

A vacinação é a medida mais importante que pode tomar para assegurar a saúde do seu cão. Uma vacina contém bactérias causadoras de doenças ou vírus modificados de forma a não provocarem doenças. No entanto, retém a capacidade para activar o sistema imunitário, preparando-o para lidar com futuras infecções. Quando um cão é vacinado, contra a Esgana por exemplo, alguns glóbulos brancos "aprendem" a produzir anti-corpos que neutralizam o vírus.

Os cães sofrem de uma variedade de parasitas internos e externos. A escovagem regular ajuda a detectar sinais precoces de infestação. Mesmo alguns parasitas internos deixam sinais visíveis no pêlo e na pele. É necessário ter mais atenção aos cachorros visto que estes podem herdar parasitas das mães.

Cuide sempre do seu cão como se fosse um filho, lembre-se que estará a cuidar dele agora para que um dia mais tarde seja ele a cuidar de si!

Mais em www.valeteg.web.officelive.com