Criador X Fábrica De Filhote



Cães de raça x Fábrica de filhotes

O mercado pet se tornou algo atraente e muitas pessoas procuram um animal desta ou daquela raça para fazer companhia, seja pela aparência ou pelo comportamento  da raça.

Existem a centenas de anos a criação de cães com diversas finalidades , sendo que no ultimo século o homem começou a organizar os cães conforme suas características, criando padrões onde se descreve a aparência, comportamento e dados referente a saúde classificando as raças no modo como conhecemos hoje e que antes eram criadas aleatoriamente o que produzia cães teoricamente da mesma raça com características muito diferentes.

Isto é importante para entender o trabalho dos criadores que estudam o padrão de uma determinada raça e decidem trabalhar no seu aprimoramento produzindo cães o mais próximo possível do padrão, que seria o cão ideal daquela raça.

No Brasil os padrões caninos são feitos pela CBKC(Confederação Brasileira de Cinonilia) que traduz os padrões originais da FCI com sede na Belgica, entidade que organiza e usa os padrões de origem dos países de onde provem as raças, ou países que adotaram um raça proveniente de outro país para descrever seu padrão.Links abaixo. (abaixo o link da cbkc e FCI)

Criador deve ser a palavra para designar aquela pessoa que estuda estes padrões, a historia da raça, conhece as qualidades e defeitos da raça, os seus problemas hereditários de saúde, sabe quais são os melhores criadores e em qual Pais a raça é mais evoluída. Também conhece as linhagens, e seus acasalamentos são feitos somente com cães compatíveis para que sejam melhores as qualidades dos filhotes e as falhas ou desvios do padrão sejam reduzidas, conseguindo colocar no mundo um filhote teoricamente melhor que seus pais.

Se formos ver a historia de uma raça, os primeiros cães são tão diferentes dos atuais,   chegando a ser inacreditável que esta mudança tenha acontecido somente  pelo trabalho dedicado destes criadores ao longo dos anos.

Para selecionar melhor as raças criaram-se exposições  onde cães são julgados por juízes conforme suas qualidades. É um esporte onde a beleza ou melhor falando a conformação dos cães é avaliada e vence o melhor. Interessante que mesmo os criadores que não ganham, ou tem colocação inferior adquirem mais experiência e podem avaliar o resultado da sua criação e buscar melhorar seu plantel. Diferente de outras competições onde o esforço é individual, na Cinofilia quem sae ganhando no final é a raça com a melhoria de seus exemplares e os demais criadores que podem buscar e se espelhar naqueles que conseguem produzir bons cães.

 

Existem  diferentes tipos de criadores. Podem ser criadores artesanais. Pessoas que têm poucos cães, mas todos escolhidos entre os melhores criadores sejam de origem nacional ou importados. Quem cria por hobby tem poucas ninhadas, geralmente para produzir um descendente  de melhor qualidade para seu plantel  e os demais são vendidos ou até mesmo ficam entre a família do criador e amigos. No máximo criam uma ou duas raças  e quem adquire deles recebe cães bem cuidados e socializados. Alguns chegam até a participar de exposições. Importante que seus cães recebem  carinho e afetos e são tratados como cães de companhia, transmitindo também para seus descendeste a docilidade e comportamento sociável.


Outro tipo são os criadores profissionais. Se dedicam a poucas raças, muitas vezes são especializados em uma raça somente. Seu objetivo é promover a melhoria na qualidade da raça para isto possuem vários cães conseguindo planejar melhor os acasalamentos e produzir várias gerações onde vão eliminando os desvios do padrão. Geralmente, foi um criador artesanal, mas por estar limitado em planejar suas ninhadas acaba aumentando seu plantel.

São criadores com muito conhecimento e muitos anos de prática e já tem várias gerações de seus cães(filhos, netos, bisnetos etc.). Estudam e procuram toda informação referente a raça que cria. Participam constantemente de exposições  para avaliar seus cães. Seus filhotes são destinados a melhoria de seus acasalamentos e para  criadores mais novos que buscam aprimorar seu plantel.  Somente os melhores cães são selecionados para reprodução, mas mesmo aqueles oferecidos para companhia(Pet) são animais com boa qualidade e bem socializados, mas por terem um ou outro desvio não devem ser reproduzidos o que não impede de serem animais de estimação de pessoas que buscam um bom exemplar da raça e proveniente de alguém idôneo. Um criador sério dá atenção a todos os cães, produzindo uma ninhada de cada vez e socializando os filhotes. Os adultos são treinados e o contato com eles é importante para desenvolver a personalidade dos cães e conseguir bom desempenho nas exposições, onde os cães têm prazer de participar como se fosse uma brincadeira com seu dono ou o apresentador.


Mas como tudo no Mundo sempre existe um lado ruim, mesmo onde trabalhamos com seres adoráveis como os cães, existem pessoas que por ignorância ou falta de ética distorcem os objetivos da criação.

O primeiro deles são os Fabricantes ou Fabricas de Cachorro. Eles compram animais de qualquer pessoa. Alguns compram animais de bons criadores nem sempre informam ser para reprodução, adquirindo um cão de companhia devido ao preço ser mais barato. Como não conseguem comprar duas vezes do mesmo criador acabam comprando de várias pessoas diferentes, desta forma não seguindo nenhuma  linhagem. Alias, muitos não estudam , não conhecem linhagens e podem falar muito pouco sobre a raça.

Seus acasalamentos não tem qualquer planejamento, e melhoria da raça esta longe dos seus objetivos  que é somente produzir filhotes para o mercado de animais de companhia.

Alguns até participam de exposição para valorizar o preço dos seus  filhotes produzindo títulos para os pais, assim consegue iludir os consumidores que pagam um preço alto por uma animal de baixa qualidade.
Preocupação com doenças hereditárias não existe, mesmo que conheçam,  dificilmente irão afastar um reprodutor que transmite um mal hereditário e arcar com  o custo disto. Na maioria das vezes acasalam os portadores de males hereditários com parceiros diferentes para conseguir filhotes viáveis, assim proliferam as doenças da raça, pois apesar de não afetados os filhotes também poderão ser portadores.

Sua criação é em baias sem qualquer contato com os cães ou até mesmo afeto. A socialização dos filhotes é totalmente prejudicada pela falta de proximidade com pessoas, que muitas vezes produz exemplares arredios,  medrosos ou agressivos.
Um fabricante usa as cadelas até o final de sua vida reprodutiva, não se preocupa com o descanso delas que são acasaladas até exaustão em alguns casos. Cães fora da idade reprodutiva são doados, pois mantê-los até o final das suas vidas é uma despesa desnecessária.

Criam varias raças, principalmente as da moda e mais vendidas. As raças pequenas são as principais vitimas pois dão pouca despesa, mas raças maiores com muita procura também são lucrativas, pois produzem ninhadas maiores. Também deixam de criar as raças que ficaram populares, pois o valor dos filhotes caem pela enxurrada de filhotes colocados no mercado, sendo eles mesmo os responsável pela devalorização da raça.

Estas maquinas de produzir filhotes deteriora uma raça, não só em saúde, mas até beleza visto que pouco importa a melhoria da raça, basta que sejam um macho e uma fêmea são acasalados sem nenhum planejamento reproduzindo os defeitos e até mesmo acentuando-os colocando no mundo exemplares fora do padrão, com qualidade muito inferior ao que os criadores sérios destinanam para serem somente de companhia. Mas pouco importa a qualidade, basta vender mais barato que alguém compra.

Filhotes destes criadores são vendidos aos montes, entregues em petshops para serem expostos ou até mesmo vendidos no atacado para lojas. Se comparados seus filhotes ao de criadores sérios que custam um pouco mais, vamos descobrir que são caros  e a economia na compra pode se transformar em um problema  e despesas com tratamento de saúde, às vezes pelo resto da vida.

Outra dificuldade para se controlar são criadores de fundo de quintal(Back Yard Breeder). Pessoas que compram animais para companhia,  procuram geralmente o mais barato. Sua intenção é recuperar o gasto com a compra e lucrar um  pouquinho. Seus cães são os mais baratos, sejam comprados de fabricas de filhotes e muitas vezes de bons criadores que venderam sabendo que não deveriam ser reproduzidos, mas estas pessoas mentem sua intenção desde o começo dizendo ser somente para companhia. Neste ponto agem do mesmo modo que fabricantes comprando de vários criadores com a mesma conversa de ser para companhia, que não precisa ser o melhor da ninhada e muitas vezes nem precisa de pedigree para ser mais barato.

Não são criadores, pois não conhecem nada da raça, não tem qualquer planejamento para ter uma ninhada, não tem experiência na criação e não conhecem as doenças que podem ocorrer, alguns sequer tem um veterinário responsável para cuidar da saúde de seus cães. Chamam-se de fundo de quintal por deixarem amontoados seus cães desta forma como se fosse um verdadeiro criame.

A qualidade das ninhadas é baixa, quando não ocorre de perderem filhotes e até mesmo as fêmeas por falta de cuidado e da economia com veterinários.

Alguns dizem gostar dos cães, realmente convivem com eles, mas suas segundas  intenções revelam um lado mesquinho de se aproveitar dos cães sem dar nada em troca.

Já aconteceu de recebermos diversas ligações perguntando se o canil compra filhotes. Uma vergonha que não temos nem como responder o que na realidade pensamos, pois estas pessoas deveriam pensar no futuro das ninhadas que colocam no mundo, como escolherão os futuros donos para que os filhotes sejam bem cuidados e entregar diretamente aos seus compradores e não entregar em lojas e canis fabricantes de filhotes que adquirem por um preço baixo para revender no mercado.
Impossível falar que se preocupam com a raça agindo desta forma e alimentando o mercado com filhotes, além de não terem como dar qualquer garantia, dificilmente restituem o comprador no caso de algum problema.

Muitas ONGs e órgãos públicos tentam combater a especulação feita com a venda de animais, mas falta muito para se ter um legislação eficaz no Brasil. Muitas vezes as ações acabam prejudicando bons criadores generalizando as atitudes como se fossem todos iguais.

Um primeiro passo é dificultar a exploração dos cães e não sua criação, colocando regras mínimas e limites, como nos Estados Unidos que os cães são vendidos para companhia com pedigrees diferentes dos para reprodução impedindo que cães com poucas qualidades sejam reproduzidos.  Proibir ou limitar a venda de cães em lojas o que prejudica não só a saúde, mas principalmente o comportamento dos cães que são animais sociais e não suportam o isolamento.

Agora, o principal é a conscientização. Conhecer e distinguir de quem devemos adquirir, filtrando os criadores ruins. Saber que o mais barato pode sair muito caro e que neste caso a qualidade deve ser levado em consideração, pois são serem que nos faram companhia por no mínimo dez anos, e que um animal para companhia com problemas de comportamento é impossível de conviver. E mesmo se acontecer de ser enganados por maus criadores buscar nossos direitos para afastar do mercado as pessoas que só pensam em lucrar as custas dos animais sem lhes retribuir nada.

Todo criador deve ser responsável pelos cães e filhotes que colocam no mundo, pois não são objetos que se colocam no mercado e podem ser descartados a qualquer momento.

Moysés L. Flieger