Como Escolher O Seu Cão



 

A Escolha do cachorro
Quando for possível escolher o cachorro em uma ninhada busque aqueles que são mais ativos e expertos; pois cachorros com estas características, geralmente apresentam melhor desempenho durante toda a sua vida.

Caso esteja comprando um cachorro de raça, procure saber antes todas as características, para escolher sempre o melhor exemplar.

O CACHORRO CHEGA EM CASA

No seu novo lar, o cachorro precisa ter o seu espaço bem definido; um local onde ele possa descansar; algo como uma cesta, caminha, toalha ou cobertor. Ele precisa saber que é aquele o seu território e que naquele espaço, ele pode fazer de tudo ou quase tudo.

Quando o cachorro é comprado por solicitação de crianças, é preciso orientá-las que ele precisa de cuidados, como dar água, comida e banhos. Distribuir responsabilidades e tarefas para que elas aprendam a respeitá-las como um ser vivo e não somente como um brinquedo.
Os primeiros dias do cachorro  em seu novo lar devem ser tranquilos e você dever ser paciente e compressivo. À noite, coloque uma bolsa de água morna e um cobertor  na cama do cachorro; isto fará com que ele se sinta protegido e não reclame da falta da mãe e do resto da ninhada. Um relógio mecânico ajuda a mantê-lo calmo, pois simula os batimentos cardíacos da mãe. Uma música pode aliviar a tensão da solidão. Se ele choramingar, não o repreenda nem o leve para cama com você, pois em poucos dias ele terá se acostumado a dormir sozinho durante toda à noite.
A alimentação do seu cachorro  não deverá ser alterada bruscamente nos primeiros dias. Mantenha a mesma oferecida pelo criador, uma vez que distúrbios intestinais são frequentes e passageiros devido ao stress.

Animais jovens (até o quinto mês de vida), normalmente dormem várias horas por dia. Não se deve incomodá-los e ou pegá-los com frequência. Evite chamar seu nome apenas para vê-lo atender. Quando for chamá-lo, chame-o com carinho; a chamada do nome deve corresponder a uma ordem simpática e agradável.

Falar alto e gritar são atitudes inúteis, pois o sentido da audição é muito aguçado; para chamar a atenção diga apenas o nome dele em um tom de voz diferente do usado normalmente. Quando for chamar a atenção faça sempre no momento que ele cometeu o delito, pois passados alguns minutos, ele não saberá o porque está sendo repreendido.

ALIMENTAÇÃO DO CACHORRO

Para que o cachorro apresente um bom desempenho de crescimento, é necessário que ele receba uma adequada alimentação, balanceada de acordo com a necessidade da raça.

Cachorros de raças diferentes necessitam de diferentes níveis de proteínas, minerais e vitaminas. Esta informação deve ser obtida com o seu veterinário, pois somente ele poderá indicar o alimento mais apropriado para o seu cachorro.

Animais com idade variando entre 2 e 6 meses, devem receber no mínimo 3 refeições diárias, sempre observando horários regulares, mesmo comedouro e local. A água deve ser deixada a disposição o dia todo, devendo ser trocada diariamente.

A quantidade de alimento a ser oferecida, vai variar de acordo com a raça, idade e qualidade do alimento a ser oferecida. É importante observar que o cachorro está em franco crescimento até os 10 meses de vida e, portanto, as quantidades estarão variando para mais, quase que diariamente.

Quando você oferece o alimento ao seu animal, estabelece-se uma relação de carinho e amor  muito grande. Sempre que for dar o alimento, converse com ele e dê carinho. Para animais que convivem dentro de casa, é recomendado que ele receba o alimento antes da sua da refeição das pessoas da casa, para que ele não fique implorando por comida, pois os alimentos humanos não são recomendados para os animais. Outra alternativa para driblar o apetite dos animais na hora da mesa, é oferecer-lhe os biscoitos para animais, pois ele pensará que está comendo o mesmo que você.

 DICAS ÚTEIS

Não ofereça comida caseira, guloseimas e sobras, pois além destes alimentos não serem específicos para cães, podem causar distúrbios intestinais, reacções alérgicas, deficiências nutricionais e levar à obesidade.
CUIDADO: ossos de galinha e costela de boi podem engasgar o seu cachorro.
Mantenha uma rotina de horário. Deixe o alimento à disposição somente 20 minutos e após retire o comedouro, mesmo que o cachorro não tenha comido tudo. Ofereça a mesma variedade de alimento somente na próxima refeição.

A EDUCAÇÃO DO CACHORRO

O processo de educação do cachorro  propriamente dita, começa quando ele chega ao novo lar. os cachorros  naturalmente são limpos: eles nunca sujam o local onde dormem ou onde se alimentam, a não ser quando estejam doentes ou não tenham possibilidade de sair do local. Aos dois meses o controle de fezes e urinas estão plenamente desenvolvidas. Sua adaptação ao meio ambiente humano e as regras da casa não são complicadas; um pouco de paciência no início e, sobretudo saídas frequentes e regulares pela manhã, tarde ou após as refeições, é a chave para o sucesso (depois da vacinação completa).
Os cachorros  não têm a mínima noção entre um tapete oriental e um pano de chão e, portanto, você precisa orientá-lo sobre o local adequado para fazer as necessidades. Existem inúmeros produtos que auxiliam o cachorro a orientar-se sobre o local adequado para as suas necessidades. Procure o seu Veterinário para saber sobre o produto mais adequado para o seu cachorro.
Os cachorros apresentam uma infância muito rápida se comparada aos seres humanos. É bastante comum que eles "aprontem" muito até o oitavo mês de vida. Nesta fase é necessário deixar a disposição brinquedos para que eles possam divertir-se. Existem no mercado diversos tipos que você pode escolher.