Comandos De Obediência



É necessário que o cãozinho esteja acostumado ao uso da coleira e da guia, uma que estas são fundamentais para este aprendizado.

BUSCA - Sente-se no chão e com um brinquedo que chame a atenção, atire-o à curta distância e diga "busca", encorajando o cachorro a ir buscá-lo. Se ele obedecer, utilize a guia para trazê-lo de volta e agrade-o. Pratique este jogo por cinco minutos, uma ou duas vezes ao dia.

SENTA - Este comando deve ser ensinado após seu cão ter aprendido o comando de busca. Quando o cachorro retornar com o brinquedo, coloque sua mão esquerda sobre seu posterior, empurrando-o para baixo, ao mesmo tempo puxe a guia para cima e para trás e diga em tom de comando "senta". Pratique dez minutos, uma ou duas vezes ao dia pelos próximos quatro dias, agradando-o sempre que obedecer ao comando.

AQUI - Depois que seu cachorro aprender o comando senta, diga o nome dele e o comando "Aqui" e, gentilmente, puxe-o pela guia. Agrade-o bastante. Vir em sua direção sempre deve ser um ato de prazer.

FICA - Quando o cachorro atingir 14 semanas de vida, introduza este comando no seu treinamento diário. Sente-se ao seu lado, diga o comando Fica e caminhe lentamente ao seu redor. Encare-o, fique por alguns segundos nesta posição e depois retorne para seu lado. Espere um pouquinho e então agrade-o. Se ele se mover durante o exercício, repita. É aconselhável ensinar este comando em local bem calmo.

JUNTO - Com 14 semanas de idade seu cachorro deve estar pronto para andar na guia ao seu lado controladamente. Este é o primeiro teste real de disciplina. O objectivo deste exercício é ensiná-lo a andar tranquilamente ao seu lado, sem puxar ou esticar a guia. Para treiná-lo você necessitará uma coleira tipo enforcador. Enrole a guia na mão direita e mantenha o cãozinho a sua esquerda. Dê o comando "junto" e comece a andar para frente. Controle-o através de puxões pela guia.