Cães Castro Laboreiro



O Cão de Castro Laboreiro é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma "empatia" com o dono superior a qualquer raça moderna.

Seleccionado como cão de raça e de trabalho ao longo dos séculos, é um cão versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem, lhe permitem hoje, ser um cão de eleição pelas suas raras qualidades de carácter e antiguidade genética. No limiar do sec. XXI o Cão de Castro Laboreiro, volta a ser procurado como cão de guarda e companhia. A sua raridade resulta de um pequeníssimo efectivo de fêmeas reprodutoras. Hoje o efectivo da Raça do Cão de Castro Laboreiro está em crescimento, havendo uma extraordinária progressão em quantidade e qualidade. Entre nós, a qualidade geral da produção tem aumentado muito, e tudo leva a crer que se venham a estabelecer novas linhas dentro da Raça, contribuindo para o seu progresso e assegurando a sua vitalidade. No século XXI, O Cão de Castro Laboreiro será sempre por excelência o guardião de gados, mas, para além de ser o Cão que dá maior prazer ao seu dono pela sua companhia, continuará a surpreender pela sua natural aptidão como cão protector. A recente oficialização da Associação Portuguesa do Cão de Castro Laboreiro, foi sem dúvida, um passo decisivo, no progresso da raça, ao condicionar a admissão de reprodutores aos requisitos mínimos do respectivo padrão, dando origem a um generalizado e criterioso trabalho de selecção, facultando o conhecimento aprofundado das genealogias, permitindo perpetuar e tirar partido das linhas formadas a partir da insistência em determinados reprodutores (emparelhamento em linha).Aliás para um processo zootécnico eficaz e relativamente rápido há que recorrer à selecção e à consanguinidade, sendo esta de evidente vantagem em aspectos que interessam ao criador, nomeadamente na pureza e uniformidade da raça e na consequente prepotência dos reprodutores obtidos.

O Cão de Castro Laboreiro é um dos tesouros vivos de Portugal que enche de orgulho o menos patriota dos amantes desta Raça singular.

Rui Vaz