Alimentação Adequada



A ração é um alimento relativamente novo. Há duas décadas era bastante raro ouvirmos falar em ração, e somente as famílias mais abonadas se utilizavam dessa "praticidade". Atualmente, há no mercado rações bastante acessíveis, muitas das quais bem satisfatórias em termos nutricionais. Porém, a escolha sempre deve ser muito criteriosa e orientada. Geralmente as pessoas escolhem a ração apenas pela percentagem de proteína bruta, o que não é correto. Devemos observar a composição como um todo, além de saber se a quantidade de proteína especificada atende às necessidades do animal, já que há grande diferença entre energia bruta e energia metabolizável (veja mais nesse artigo).
 Podemos pensar: "se na Natureza os animais não possuem ração, e se antigamente nossos avós e bisavós davam comida caseira aos animais e estes eram saudáveis, por que devo utilizar ração?" Alguns Médicos Veterinários recomendam a comida caseira a alguns animais, o que não tem nada de ruim ou contra-indicado, mas geralmente apenas em casos em que os pets não se adaptam a nenhum tipo de ração que o proprietário possa adquirir.
 Temos que considerar que, em ambiente selvagem, os animais têm acesso à mais variada gama alimentar, seja vegetal ou animal. Isso garante um equilíbrio, tanto em termos de quantidade como em qualidade. Em cativeiro, esse acesso fica restrito, o que provoca distúrbios nutricionais. Por mais tempo que viva um cão que só se alimenta de polenta com pescoço de frango, sua saúde não se equivalerá a de um cão da mesma idade que só tenha se alimentado com uma dieta caseira equilibrada ou de ração com qualidade.
 Em muitos casos também opta-se por dar comida caseira, principalmente ao cão, por este não querer simplesmente a ração. Ao consultar um Médico Veterinário, este passa um verdadeiro "menu" diário: frutas, legumes, verduras, tubérculos, raízes, grãos etc. etc... Esta prescrição pode dar trabalho, mas é essencial para que possamos garantir, por toda a vida do animal, uma saúde plena e equilibrada para cada fase de sua vida. Então, caso seu animal simplesmente não queira a ração, ou então seu organismo não se adapte a ela, não há nenhum problema, só benefícios em seguir corretamente a dieta caseira!